Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1692
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLIMA, Danilo Lopes Ferreira-
dc.contributor.authorARCANJO, Francisco Lucas Pinto-
dc.date.accessioned2024-04-25T12:14:22Z-
dc.date.available2024-04-25T12:14:22Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationARCANJO, Francisco Lucas Pinto. Desenvolvimento de uma plataforma móvel digital para auxílio de alunos de medicina sobre medicina esportiva. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1692-
dc.description.abstractA atividade física e a prática de esportes são fatores de proteção para inúmeras doenças e comprovadamente resultam em melhora na qualidade de vida. Para o nosso auxílio, nas mais diversas atividades cotidianas, contamos com o uso de plataformas digitais móveis que abrangem todas as áreas de conhecimento, inclusive a Medicina. A interação na área da Medicina relacionada ao Esporte delineia um campo desafiador que exige uma formação robusta e inovadora para os profissionais de saúde. O objetivo do presente estudo foi desenvolver uma plataforma digital sobre Medicina Esportiva que facilite a prática cotidiana e ensino dos acadêmicos de Medicina. Participaram da pesquisa 35 alunos do Curso de Medicina do Centro Universitário Christus (Unichristus). Todos fizeram uso da plataforma e posteriormente foi avaliada a usabilidade por meio do System Usability Scale (SUS), traduzida para o português como Escala de Usabilidade do Sistema, e a aceitabilidade mensurada através do Technology Acceptance Model, ambos fundamentados no grau de concordância pela escala Likert. Em relação ao questionário de usabilidade com a escala SUS, a média obtida do escore nas respostas foi superior a 80%, demonstrando alta usabilidade. Já a aceitabilidade obteve média do escore total de 98,08 ± 2,67 demonstrando excelente aceitabilidade de acordo com o TAM. Podemos concluir que a plataforma apresentou alta usabilidade e excelente aceitabilidade como suporte na formação acadêmica em Medicina Esportiva.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectsaudept_BR
dc.subjectmedicina esportivapt_BR
dc.subjecttecnologiapt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma plataforma móvel digital para auxílio de alunos de medicina sobre medicina esportivapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesDevelopment of a digital mobile platform to assist medical students in sports medicinept_BR
dc.description.resumo_abstractPhysical activity and sports are protective factors for numerous diseases and have been proven to result in improved quality of life. For our assistance, in the most diverse daily activities, we rely on the use of mobile digital platforms that cover all areas of knowledge, including Medicine. Interaction in the area of ​​Medicine related to Sports outlines a challenging field that requires robust and innovative training for health professionals. The objective of the present study was to develop a digital platform on Sports Medicine that facilitates the daily practice and teaching of medical students. 35 students from the Medicine Course at Centro Universitário Christus (Unichristus) participated in the research. Everyone made use of the platform and usability was subsequently assessed using the System Usability Scale (SUS), translated into Portuguese as System Usability Scale, and acceptability was measured using the Technology Acceptance Model, both based on the degree agreement using the Likert scale. Regarding the usability questionnaire with the SUS scale, the average score obtained in the responses was greater than 80%, demonstrating high usability. Acceptability had an average total score of 98.08 ± 2.67, demonstrating excellent acceptability according to the TAM. We can conclude that the platform presented high usability and excellent acceptability as support for academic training in Sports Medicine.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO LUCAS PINTO ARCANJO.pdf1.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.