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dc.contributor.advisorAUGUSTO, Kristopherson Lustosa-
dc.contributor.authorRAMALHO FILHO, Mauro Henrique Nascimento-
dc.date.accessioned2024-05-03T12:15:35Z-
dc.date.available2024-05-03T12:15:35Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationRAMALHO FILHO, Mauro Henrique Nascimento. Um modelo de atividades profissionais confiáveis para residência de clínica médica. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1693-
dc.description.abstractA educação médica baseada em competências está cada vez mais presente na formação profissional, com intuito de promover melhora no aprendizado e melhor capacitação do profissional. Um dos modelos de replicação do dia-a-dia e situações cotidianas é através do uso de atividades profissionais confiáveis para melhor definição de pontos de melhoria durante um processo de formação dos médicos, inclusive durante a residência médica. O objetivo principal dessa pesquisa é adaptar e demonstrar um modelo de atividades profissionais confiáveis (APCs) com capacidade de aplicação no ensino na residência de Clínica Médica / Medicina Interna no Brasil, englobando as competências delimitadas pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), com enfoque especial na atenção à saúde à população no SUS. Além disso, os objetivos específicos envolvem também criar APCs baseadas no dia-a-dia da residência de Clínica Médica e validar essas atividades de acordo com um comitê revisor de especialistas na área e em educação, buscando auxiliar na formação profissional dos residentes dessa especialidade. Após esse processo, chegamos a um total de 17 APCs, onde 15 eram relacionadas ao trabalho assistencial e 2 relacionadas à pesquisa e educação continuada, sendo excluídas APCs que se tratavam de atendimentos fora do ambiente de enfermaria. Ao término desse estudo, conseguimos adaptar e validar 17 atividades profissionais confiáveis consideradas essenciais na formação do residente, com enfoque no atendimento do paciente internado na enfermaria.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAtividades profissionais confiáveispt_BR
dc.subjectEducação médica baseada em competênciaspt_BR
dc.subjectClínica Médicapt_BR
dc.subjectMedicina Internapt_BR
dc.titleUm modelo de atividades profissionais confiáveis para residência de clínica médicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesA model for entrustable professional activities for internal medicine residencypt_BR
dc.description.resumo_abstractCompetency-based medical education is increasingly present in professional training, with the aim of promoting improved learning and better professional training. One of the models for replicating day-to-day life and everyday situations is through the use of reliable professional activities to better define points for improvement during the training process of doctors, including during medical residency. The main objective of this research is to adapt and demonstrate a model of reliable professional activities (APCs) with the capacity to be applied in teaching in Clinical Medicine/Internal Medicine residency in Brazil, encompassing the competencies delimited by the National Medical Residency Commission (CNRM), with special focus on health care for the population in the SUS. Furthermore, the specific objectives also involve creating APCs based on the day-to-day routine of the Internal Medicine residency and validating these activities according to a review committee of experts in the field and in education, seeking to assist in the professional training of residents in this specialty. After this process, we reached a total of 17 APCs, 15 of which were related to care work and 2 related to research and continuing education, excluding APCs that dealt with care outside the infirmary environment. At the end of this study, we were able to adapt and validate 17 reliable professional activities considered essential in resident training, focusing on the care of patients admitted to the ward.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

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