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dc.contributor.advisorLIMA, Danilo Lopes Ferreira-
dc.contributor.authorLOPES, Regia Cristina Batista-
dc.date.accessioned2024-07-01T12:28:53Z-
dc.date.available2024-07-01T12:28:53Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationLOPES, Regia Cristina Batista . A Pessoa idosa, seus autocuidados e direitos à saúde: um manual educativo. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1710-
dc.description.abstractO objetivo do presente estudo foi desenvolver um anual educativo destinado ao conhecimento da pessoa idosa com relação aos seus direitos à saúde e aos seus autocuidados. Participaram da pesquisa 31 pessoas idosas atendidas na Unidade Básica de Saúde Maria de Lourdes Jereissati, localizada na cidade de Fortaleza- Ceará. Todos fizeram uso do manual educativo e, posteriormente, foi avaliada a usabilidade através da System Usability Scale (SUS), fundamentada no grau de concordância conforme escala Likert. A aceitabilidade, mensurada por meio do Technology Acceptance Model (TAM), também foi avaliada. A Escala SUS demonstrou que as pessoas idosas investigadas consideraram o manual educativo com excelente usabilidade (75,32±9,46 pontos). Quando verificada a aceitabilidade (TAM), esta foi também considerada excelente, com 88,71±8,75 pontos. Quando obtidos os escores finais SUS e TAM e sendo correlacionados por meio da correlação de Spearman verificou-se uma maior aceitabilidade do que usabilidade (p=0,001, r=0,566). Concluímos que o Manual Educativo apresentou excelente aceitabilidade e usabilidade mesmo que, quando correlacionados, tenha sido verificado uma maior aceitabilidade do que usabilidade. Dessa forma torna-se um importante instrumento para a orientação de pessoas idosas com relação aos seus autocuidados e direitos à saúde.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectterceira idadept_BR
dc.subjectcuidado com o idosopt_BR
dc.subjectmanual de saúdept_BR
dc.subjectprerrogativas da terceira idadept_BR
dc.titleA Pessoa idosa, seus autocuidados e direitos à saúde: um manual educativopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesThe elderly, their self-care and health rights: an educational manualpt_BR
dc.description.resumo_abstractCarrying out self-care and the rights to health are important information for healthy aging. The objective of the present study was to develop an Educational Manual aimed at providing knowledge to elderly people regarding their rights to health and self-care. 31 elderly people attended at the Maria de Lourdes Jereissati Basic Health Unit, located in the city of Fortaleza, Ceará, participated in the research. Everyone used the Educational Manual and, subsequently, usability was assessed using the System Usability Scale (SUS), translated into Portuguese as the System Usability Scale, based on the degree of agreement according to the Likert scale. Acceptability, measured using the Technology Acceptance Model (TAM), was also evaluated. The SUS Scale demonstrated that the elderly people investigated considered the Educational Manual to have excellent usability (75.32±9.46 points). When the acceptability (TAM) was verified, it was also considered excellent, with 88.71±8.75 points. When the final SUS and TAM scores were obtained and correlated using the Spearman correlation, there was greater acceptability than usability (p=0.001, r=0.566). It can be concluded that the Educational Manual presented excellent acceptability and usa-bility even though, when correlated, greater acceptability than usability was found. In this way, it becomes an important instrument for guiding elderly people regarding their self-care and health rights.pt_BR
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