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dc.contributor.advisorLINS, Déborah Martins de Oliveira-
dc.contributor.authorMENDONÇA, Livia Gomes-
dc.date.accessioned2024-09-16T16:45:25Z-
dc.date.available2024-09-16T16:45:25Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Livia Gomes. Centro de Educação Infantil Montessoriano na Cidade de Fortaleza. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo). Centro Universitário Christus. Fortaleza. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1735-
dc.description.abstractNos últimos anos houve um aumento nas matrículas de crianças no ensino público em Fortaleza, tanto consideradas padrões, quanto com deficiência intelectual.Visto isso, é notório a existências de escolas com pedagogias alternativas, para que as crianças tenham mais incentivos na questão sensorial, no quesito de independência e liberdade. Portanto, o objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um projeto arquitetônico para uma escola montessoriana de educação infantil em Fortaleza Para tanto, a metodologia utilizada foi: pesquisa bibliográfica, estudo de projetos de referência, estudo de caso, com visita de campo e diagnostico da área de intervenção, ou seja, o bairro Barra do Ceará. Como contribuições, este trabalho buscou realizar uma análise crítica do ensino infantil, comparando pedagogia tradicional x alternativas, e seus rebatimentos no ambiente construído.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectArquitetura Escolarpt_BR
dc.subjectArquitetura Sensorialpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPedagogia Montessorianapt_BR
dc.subjectConforto Ambientalpt_BR
dc.titleCentro de Educação Infantil Montessoriano na Cidade de Fortaleza.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesMontessori Early Childhood Education Center in the City of Fortaleza.pt_BR
dc.description.resumo_abstractIn recent years there has been an increase in the enrollment of children in public education in Fortaleza, both considered standard and with intellectual disabilities. In view of this, it is notable that there are schools with alternative pedagogies, so that children have more incentives in terms of sensory issues, in question of independence and freedom. Therefore, the objective of this work is the development of an architectural project for a Montessori early childhood education school in Fortaleza. For this purpose, the methodology used was: bibliographical research, study of reference projects, case study, with field visit and diagnosis of the intervention area, that is, the Barra do Ceará neighborhood. As contributions, this work sought to carry out a critical analysis of early childhood education, comparing traditional versus alternative pedagogy, and its effects on the built environment.pt_BR
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