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https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1780
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | ROCHA, Hermano Alexandre Lima | - |
dc.contributor.author | LEITE, Emanuel Delano Lima Gonçalves | - |
dc.contributor.author | KUBRUSLY, Marcos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Paulo Goberlânio de Barros | - |
dc.contributor.author | VASCONCELOS, Gabriel Vidal de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Priscilla de Almeida Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-04T17:46:41Z | - |
dc.date.available | 2024-12-04T17:46:41Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Emanuel Delano Lima Gonçalves. Nomofobia entre discentes de medicina e sua associação com depressão, ansiedade, estresse e rendimento acadêmico. 2021. monografia (Graduação em Medicina) – Centro Universitário Chritus . | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1780 | - |
dc.description.abstract | Introdução: À medida que o mundo se torna cada vez mais interconectado, a adoção de tecnologia continua sendo um dos fatores definidores do progresso humano. A nomofobia representa uma condição mental causada pelo medo de ficar sem celular. Tal condição está diretamente associada à depressão, à ansiedade e ao estresse. Ainda, a nomofobia pode levar a danos cerebrais estruturais. Objetivo: O presente estudo visa conhecer o efeito da nomofobia nos estudantes de Medicina de uma faculdade privada e sua associação com depressão, ansiedade, estresse e rendimento acadêmico. Método: Trata-se de um estudo observacional de corte transversal, do qual participaram estudantes do curso de Medicina do Centro Universitário Christus. O distúrbio foi mensurado por meio do Questionário sobre Nomofobia (NMP-Q). Esse instrumento tem 20 questões, todas baseadas na escala do tipo Likert de 7 pontos, a qual foi validada para o português brasileiro. A depressão, a ansiedade e o estresse foram mensurados pelo instrumento DASS-21, uma versão simplificada da DASS. Validou-se também o questionário DASS-21 para o português brasileiro. O rendimento acadêmico foi mensurado por meio do IRA, fruto de uma complexa operação matemática que resulta em uma nota média do aluno no semestre e funciona como um índice de referência para o acompanhamento pedagógico na faculdade estudada. Além disso, estudaram-se os hábitos de uso do dispositivo. Apresentaram-se os resultados descritivos, e realizaram-se análises bivariadas de associação e correlação. Esse estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultado: Obteve-se uma amostra de 292 estudantes. Praticamente todos os alunos (99,7%) apresentaram algum grau de nomofobia, e 64,5% demonstraram nível moderado ou grave de nomofobia. Mais de 50% dos estudantes apresentaram graus superiores ao nível leve de estresse, e 19,5% e 11,2% dos estudantes manifestaram ansiedade e depressão graves ou muito graves, respectivamente. Quando se analisou a correlação dos escores no NMP-Q com os escores da DASS-21, observou-se que aumentos nessa pontuação levam à elevação do escore geral da DASS (p < 0,001) e que piores resultados na DASS-21 estão associados ao pior IRA. Conclusão: Nosso estudo sugere que a nomofobia pode provavelmente aumentar a ansiedade, o estresse e a depressão, e, como consequência, levar uma baixa do rendimento acadêmico. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Smartphone | pt_BR |
dc.subject | Angústia Psicológica | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Educacional | pt_BR |
dc.title | Nomofobia entre discentes de medicina e sua associação com depressão, ansiedade, estresse e rendimento acadêmico | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
dc.title.ingles | Nomophobia among medical students and its association with depression, anxiety, stress and academic performance | pt_BR |
dc.description.resumo_abstract | Introduction: As the world becomes increasingly interconnected, the adoption of technology remains one of the defining factors of human progress. Nomophobia (NO MObile PHOne PhoBIA) represents a mental condition caused by the fear of being detached from mobile phone connectivity. Such condition is directly associated with depression, anxiety, and stress. Moreover, nomophobia can lead to structural brain damage. Objective: The present study aims to assess the effect of nomophobia on medical students at a private institution and its association with depression, anxiety, stress and academic performance. Method: This is a cross-sectional observational study carried out in medical students at Centro Universitário Christus. Nomophobia was measured using the Nomophobia Questionnaire (NMP-Q). The NMP-Q has 20 questions, which are asked on a 7-point Likert scale. This scale has been validated for the Brazilian Portuguese language. Depression, anxiety and stress were measured by the DASS-21, a simplified version of the DASS instrument. The DASS-21 questionnaire was also validated for the Brazilian Portuguese language. Academic performance was measured through API, the product of a complex mathematical operation that results in the student’s average grade in the semester and functions as a reference index for pedagogical follow-up in the assessed institution. In addition, the device use habits were assessed. Descriptive results were presented, and bivariate analyses of association and correlation were performed. This study was approved by the research ethics committee. Result: A sample of 292 students was assessed. Virtually all students (99.7%) had some degree of nomophobia, and 64.5% had a moderate or severe level of nomophobia. More than 50% of the students had higher than mild degrees of stress, and 19.5% and 11.2% of the students had severe or very severe levels of anxiety and depression, respectively. When analyzing the correlation of NMP-Q with DASS-21 scores, it was observed that increases in NMP-Q lead to increases in the overall DASS score (p < 0.001), and that worse results in DASS-21 are associated with worse API. Conclusion: Our study suggests that nomophobia is likely to increase anxiety, stress and depression and, as a result, leads to a decrease in academic performance. | pt_BR |
Appears in Collections: | Medicina - Trabalhos de Conclusão de Curso |
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