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dc.contributor.advisorROCHA, Hermano Alexandre Lima-
dc.contributor.authorSANTOS, Manuella Meireles Pereira Gadelha-
dc.date.accessioned2025-05-23T11:50:07Z-
dc.date.available2025-05-23T11:50:07Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSANTOS, Manuella Meireles Pereira Gadelha. Procrastinação e fatores associados em estudantes de Medicina. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1873-
dc.description.abstractA procrastinação é caracterizada pelo adiamento deliberado de tarefas educacionais atribuídas e está correlacionada com baixo desempenho acadêmico e depressão. A preocupação com a procrastinação é particularmente alta entre os estudantes de medicina, pois está fortemente associada a aspectos como baixa autoeficácia, falta de organização, baixa motivação intrínseca, regulação ineficaz do esforço e problemas de gerenciamento de tempo. A relação entre a tendência dos estudantes à procrastinação e a adoção de estratégias de estudo eficazes permanece pouco explorada, deixando um espaço crítico para investigação. Desse modo, este estudo visa preencher essa lacuna ao explorar como a procrastinação afeta a seleção e a eficácia das estratégias de estudo adotadas pelos estudantes. Trata-se de um estudo transversal realizado no Brasil e incluiu estudantes de medicina do primeiro ao sétimo semestre da Faculdade de Medicina da Unichristus. Foram utilizadas a escala validada de procrastinação e o Inventário de Estratégias de Estudo e Aprendizagem. Modelos multivariados de regressão linear generalizada com erros robustos foram usados para verificar a associação entre as variáveis do estudo. Participaram do estudo 447 estudantes, dos quais 70,2% eram mulheres, com idade média de 23 anos. O domínio "auxiliares de estudo" apresentou pontuações mais altas entre os estudantes mais jovens, que se autodeclararam negros e que estudaram em escolas particulares antes da faculdade de medicina. Maiores pontuações de procrastinação foram estatisticamente associadas a pontuações mais altas em seleção de ideias principais, concentração, organização do tempo e ansiedade, e as pontuações mais baixas em auxiliares de estudo e preocupação com o estudo (valores de p < 0,05). Além disso, a metodologia ativa foi associada a pontuações mais altas nos domínios de auxiliares de estudo e organização do tempo. Diante disso, constatou-se que a procrastinação está associada às estratégias de estudo utilizadas pelos estudantes de medicina, que podem ser modificadas por meio de treinamento, melhorando, em última análise, seu desempenho. Estudantes em modelos tradicionais, que são mais velhos, brancos e oriundos de escolas públicas, podem se beneficiar especialmente desse treinamento.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAprendizado baseado em problemaspt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizadopt_BR
dc.subjectMedicinapt_BR
dc.subjectProcrastinaçãopt_BR
dc.titleProcrastinação e fatores associados em estudantes de Medicinapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesProcrastination and associated factors in medical studentspt_BR
dc.description.resumo_abstractProcrastination is characterized by the deliberate postponement of assigned educational tasks and is correlated with poor academic performance and depression. Concern about procrastination is particularly high among medical students, as it is strongly associated with aspects such as low self-efficacy, lack of organization, low intrinsic motivation, ineffective effort regulation, and time management problems. The relationship between students' tendency to procrastinate and the adoption of effective study strategies remains underexplored, leaving a critical space for investigation. Thus, this study aims to fill this gap by exploring how procrastination affects the selection and effectiveness of study strategies adopted by students. This is a cross-sectional study conducted in Brazil and included medical students from the first to the seventh semester of the Faculty of Medicine of Unichristus. The validated procrastination scale and the Study and Learning Strategies Inventory were used. Multivariate generalized linear regression models with robust errors were used to verify the association between the study variables. The study included 447 students, 70.2% of whom were women, with an average age of 23 years. The domain "study aids" showed higher scores among younger students, those who self-identified as black, and those who studied in private schools before medical school. Higher procrastination scores were statistically associated with higher scores in selection of main ideas, concentration, time management, and anxiety, and lower scores in study aids and worry about studying (p- values < 0.05). In addition, the active methodology was associated with higher scores in the domains of study aids and time management. Given this, it was found that procrastination is associated with the study strategies used by medical students, which can be modified through training, ultimately improving their performance. Students in traditional models, who are older, white, and from public schools, may especially benefit from this training.pt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

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