Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1957
Título: AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DE COMPOSTOS BIOATIVOS COM APLICABILIDADE TERAPÊUTICA NA ODONTOLOGIA RESTAURADORA
Autor(es): ARAGÃO, Lara Rabelo
Orientador: NERI, Jiovanne Rabelo
Data do documento: 2025
Citação: ARAGÃO, Lara Rabelo. Avaliação experimental de compostos bioativos com aplicabilidade terapêutica na odontologia restauradora. 2025. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências Odontológicas) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2025.
Resumo: O primeiro artigo teve como objetivo avaliar o efeito biomodificador da rutina, extraída da Dimorphandra gardneriana, sobre a resistência à tração e a variação de cor do colágeno dentinário. Utilizando 40 terceiros molares hígidos e previamente desmineralizados, os espécimes foram tratados com diferentes concentrações de rutina (0,004%, 0,008% e 0,0125%) por variados tempos (1, 30 e 60 minutos). Os resultados demonstraram um aumento significativo da resistência à tração nos grupos tratados com rutina, sem alteração perceptível da cor, independentemente da concentração e do tempo de exposição. Conclui-se que a biomodificação com rutina aumentou a resistência mecânica do colágeno dentinário sem comprometer sua estética, revelando seu potencial como agente biomodificador eficaz e seguro para uso odontológico. Já o segundo artigo avaliou o grau de conversão (GC) e a biocompatibilidade (BC) de resinas compostas fluidas contendo partículas bioativas, Beautifil Flow Plus F00 (F00), F03 e Filtek Supreme (FS). O GC foi determinado por espectroscopia Raman, e a BC foi avaliada por meio de implantes subcutâneos em ratas Wistar, com análises histológicas aos 7, 14 e 28 dias. Os resultados mostraram que as resinas F00 e F03 apresentaram melhor resposta biológica, com menor inflamação, menor formação de tecido de granulação e maior presença de fibrose em comparação à FS. Além disso, F00 demonstrou um grau de conversão superior ao da FS. Conclui-se que as resinas compostas fluidas e bioativas testadas são alternativas promissoras para a prática odontológica, por aliarem boa biocompatibilidade tecidual e elevado grau de conversão, favorecendo seu desempenho clínico. Em conjunto, os estudos evidenciam o potencial de inovações tanto na modificação do colágeno dentinário por compostos naturais como na formulação de materiais restauradores com propriedades bioativas, contribuindo para tratamentos mais eficazes, duráveis e biologicamente seguros.
Palavras-chave: teste de biocompatibilidade
compostos bioativos vegetais
resina composta
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1957
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Ciências Odontológicas - Dissertações Defendidas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARA RABELO ARAGÃO.pdf1,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.