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dc.contributor.advisorPEIXOTO, Raquel Autran Coelho-
dc.contributor.authorPRESTA, Paola Martins-
dc.date.accessioned2025-10-02T13:42:42Z-
dc.date.available2025-10-02T13:42:42Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationPRESTA, Paola Martins. Desenvolvimento e avaliação de aplicativo para treinamento de pós graduandos na regra de 3 pontos da dermatoscopia. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1958-
dc.description.abstractIntrodução: A gamificação permite aumentar a exposição de estudantes a lesões suspeitas de câncer de pele, em ambiente virtual interativo controlado. Este estudo teve como objetivo desenvolver e avaliar um aplicativo gamificado voltado ao treinamento para triagem de lesões cutâneas malignas. Metodologia: Estudo do tipo pesquisa-ação, quantitativo, em duas etapas: 1. desenvolvimento de um aplicativo móvel gamificado para o treinamento em dermatoscopia; 2. avaliação da usabilidade do software desenvolvido entre de pós-graduandos de dermatologia. Foi realizado em uma instituição privada de ensino superior, no período de 14/04/2023 até 01/10/2024. O software foi testado por um grupo de alunos no último ano da especialização, convidados por amostragem oportunística. Após breve explicação, foi reservado um momento de 30 minutos para uso do aplicativo e preenchimento do google forms. A avaliação foi realizada por meio de um questionário de usabilidade (SUS) através de um link colocado na tela final, após a última fase do aplicativo. Os valores totais de cada participante foram utilizados para calcular a média e o desvio padrão. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa. Resultados: Foi desenvolvido um aplicativo móvel interativo para Android e iOS, utilizando a linguagem Java, com participação de dois professores da área da saúde e um da computação, um analista de sistemas, um programador e um designer gráfico, utilizando a Regra dos 3 Pontos da dermatoscopia em formato de jogo com imagens de lesões reais, em cinco fases progressivas com feedback. 20 dentre 47 pósgraduandos convidados realizaram o teste e posterior avaliação. Houve aceitação positiva do aplicativo, com uma média de pontuação de usabilidade de 84 no SUS, indicando que a interface e o design do aplicativo foram bem recebidos. Conclusão: O aplicativo gamificado para o ensino de dermatoscopia revelou boa usabilidade entre pós-graduandos em dermatologia, proporcionando um ambiente seguro e controlado para a prática repetitiva.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectgamificaçãopt_BR
dc.subjectdermoscopiapt_BR
dc.subjectaplicativos móveispt_BR
dc.subjecteducação médicapt_BR
dc.titleDesenvolvimento e avaliação de aplicativo para treinamento de pós graduandos na regra de 3 pontos da dermatoscopiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesDevelopment and evaluation of an application for training postgraduate students in the three-point dermoscopy rulept_BR
dc.description.resumo_abstractIntroduction: Gamification can increase students' exposure to suspicious skin cancer lesions in a controlled interactive virtual environment. The aim of this study was to develop and evaluate a gamified application aimed at training postgraduate students in dermatology to screen for malignant skin lesions. Methodology: This was a twostage quantitative action research study: 1. development of a gamified mobile application for training in dermoscopy; 2. evaluation of the usability of the software developed among postgraduate dermatology students. It was carried out at a private higher education institution from 14/04/2023 to 01/10/2024. The software was tested by a group of students in the final year of the specialisation, invited by opportunistic sampling, at the end of the class, after a brief explanation, with 30 minutes set aside to use the application and fill in the google forms. The evaluation was carried out using a usability questionnaire (SUS) via a link placed on the final screen after the last phase of the application. The total values for each participant were used to calculate the mean and standard deviation. The study was approved by the Research Ethics Committee. Results: An interactive mobile application was developed for Android and iOS, using the Java language, with the participation of two health professors and one computer science professor, a systems analyst, a programmer and a graphic designer, using the 3-Point Rule of dermoscopy in a game format with images of real lesions, in five progressive phases with feedback. 20 out of 47 postgraduate students invited took part in the test and subsequent evaluation. There was positive acceptance of the app, with an average usability score of 84 in the SUS, indicating that the app's interface and design were well received. Conclusion: The gamified app for teaching dermoscopy showed good usability among postgraduate students in dermatology, providing a safe and controlled environment for repetitive practice.pt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Educacionais - Dissertações Defendidas

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