Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/2024
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Janaína Rocha de Sousa-
dc.contributor.authorSousa, Elisangela Oliveira Silva de-
dc.contributor.authorFonseca, Isrhael Mendes da-
dc.date.accessioned2025-12-19T11:23:41Z-
dc.date.available2025-12-19T11:23:41Z-
dc.date.issued2025-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/2024-
dc.descriptionABREU, YHF et al. Letramento em saúde e letramento digital em saúde de gestantes atendidas na atenção primária da Região Oeste do Distrito Federal. Contribuciones a Las Ciencias Sociales, v. 17, n. 9, p. e10747, 2024. ARRIGHI, E. et al. Scoping health literacy in Latin America. Global Health Promotion, v. 29, n. 3, p. 77-84, 2022. BINDHU, S. et al. Health literacy and social determinants of health: a systematic review. BMC Public Health, v. 24, p. 1185, 2024. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 13 out. 2025. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 13 out. 2025. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nº 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nº 1/92 a 131/2023 e pelo Decreto Legislativo nº 186/2008. Brasília, DF: Presidência da República, 2023. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 13 out. 2025. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde: PNPS: revisão da Portaria MS/GM nº 687, de 30 de março de 2006. 3. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. 40 p. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_promocao_saude_3ed.pdf. Acesso em: 13 out. 2025. BRASIL. Política Nacional de Alfabetização. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Alfabetização, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/pna. Acesso em: 13 out. 2025. BUSS, Paulo Marchiori; PELLEGRINI FILHO, Alberto. A saúde e seus determinantes sociais. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 77-93, 2007. COLELLO, Sílvia Gasparian. A escola que (não) ensina a escrever. São Paulo: Ática, 2004. DAHLGREN, Göran; WHITEHEAD, Margaret. Policies and strategies to promote social equity in health. Stockholm: Institute for Futures Studies, 1991. 108 p. FLEARY, Sasha A.; ETTIENNE, Rachelle. Social disparities in health literacy in the United States. Health Literacy Research and Practice, v. 3, n. 1, p. e47–e52, 2019. DOI: 10.3928/24748307-20190131-01 39 FONSECA, Isrhael Mendes da. Ensino de língua portuguesa nos anos iniciais do ensino fundamental nos relatos de professores pedagogos: concepções de linguagem, tipos de ensino e PCNs. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação) – Orientação de Suellen Fernandes dos Santos, Fortaleza, 2021. FONTELLES, Mauro José et al. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Rev. para. med, 2009. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FRIIS, K.; LASGAARD, M.; ROWLANDS, G.; OSBORNE, R. H.; MAINDAL, H. T. Health literacy mediates the relationship between educational attainment and health behavior. Journal of Health Communication, v. 21, supl. 2, p. 54-60, 2016. FRONTIERS IN PUBLIC HEALTH. The association between health literacy and sociodemographic determinants: evidence from global studies. Frontiers in Public Health, v. 11, 2023. GOMES, A. S. et al. Determinantes sociais do letramento em saúde de crianças e adolescentes: uma revisão de escopo. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 77, 2024. GRAFF, Harvey J. The literacy myth: literacy and social structure in the nineteenth￾century city. New Brunswick: Transaction Publishers, 2016. HEMMERECHTS, K.; AGIRDAG, O.; KAVADIAS, D. The relationship between parental literacy involvement, socio-economic status and reading literacy. Educational Review, 2016. DOI: 10.1080/00131911.2016.1164667. KICKBUSCH, Ilona. Health literacy: addressing the health and education divide. Health Promotion International, v. 16, n. 3, p. 289-297, 2001. LEVIN-ZAMIR, D. et al. The association of health literacy with health behavior, socioeconomic indicators, and self-assessed health from a national adult survey in Israel. Journal of Health Communication, 2016. DOI: 10.1080/10810730.2016.1207115. LI, S. et al. Exploring the relationship between health literacy and chronic diseases among middle-aged and older adults: evidence from Zhejiang, China. Frontiers in Public Health, v. 13, 2025. DOI: 10.3389/fpubh.2025.1520668. MA, T. et al. Health literacy mediates the association between socioeconomic status and productive aging among elderly Chinese adults in a newly urbanized community. Frontiers in Public Health, v. 9, 2021. DOI: 10.3389/fpubh.2021.647230. MIALHE, Fábio Luiz et al. Psychometric properties of the Brazilian version of the European Health Literacy Survey Questionnaire short form. Health promotion international, v. 37, n. 4, p. daac130, 2022. NUTBEAM, Don. Health literacy as a public health goal: a challenge for contemporary 40 health education and communication strategies into the 21st century. Health Promotion International, v. 15, n. 3, p. 259-267, 2000. NUTBEAM, Don. Health literacy as a public health goal: a challenge for contemporary health education and communication strategies into the 21st century. Health Promotion International, v. 15, n. 3, p. 259-267, 2000. O POVO. Odontologia em ação: Clínica-escola da Unichristus une prática e compromisso social. Disponível em: <https://www.opovo.com.br/noticias/especialpublicitario/unichristus/2025/03/26/odontologia￾em-acao-clinica-escola-da-unichristus-une-pratica-e-compromisso-social.html>. Acesso em: 14 set. 2025. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Carta de Ottawa para a Promoção da Saúde. Ottawa: WHO, 1986. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Carta de Ottawa para a Promoção da Saúde. Ottawa: OMS, 1986. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/carta_ottawa.pdf. Acesso em: 13 out. 2025. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Constituição da Organização Mundial da Saúde. Genebra: OMS, 1948. Disponível em: https://www.who.int/about/governance/constitution. Acesso em: 13 out. 2025. PEDRO, Ana Rita et al. Portuguese version of the HLS-EU-Q6 and HLS-EU-Q16 questionnaire: psychometric properties. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 20, n. 4, p. 2892, 2023. PERES, Frederico. Alfabetização, letramento ou literacia em saúde? Traduzindo e compreendendo conceitos no Brasil. Revista [sem título exibido], 2022. PERES, Frederico; RODRIGUES, Karla Meneses; SILVA, Thais Lacerda. Literacia em saúde. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2021. 154 p. ISBN 978-65-5708-033-7. DOI: https://doi.org/10.7476/9786557081068. PETTER, Margarida. Linguagem, língua, linguística. In: FIORIN, José Luiz PIMENTEL, S. M.; AVILA, M. A. G.; MEDEIROS, V. D. A.; PRATA, R. A.; NUNES, H. R. C.; SILVA, J. B. Factors related to health literacy among Brazilian adolescents: cross￾sectional study. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 58, 2024. PLEASANT, Andrew; GREER, David. Health literacy: an overview. In: ANDERSON, J. G.; AVERY, B. (Ed.). Health communication and health information technology. New York: Lawrence Erlbaum Associates, 2000. p. 23‑40. REITER, C. Changes in literacy skills as cohorts age. Population and Development Review, v. 48, n. 1, p. 217–246, 2022. DOI: 10.1111/padr.12457. ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. 41 SILVA, P. V. A.; FERREIRA, M. M.; et al. Performance of a Brazilian population on the Test of Functional Health Literacy in Adults. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 42, p. 1-9, 2008. SIMONDS, Scott K. Health literacy. Health Education & Behavior, 1974. SOARES, Magda. Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018. TAVARES, Maria de Fátima Lobato; ROCHA, Rosa Maria; MAGALHÃES, Rosana. Promoção da saúde e o desafio da intersetorialidade na Atenção Básica no Brasil. In: ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL: conceitos, práticas e pesquisa. Livro 7. Rio de Janeiro: SciELO – Editora FIOCRUZ, 2018. Cap. 6, p. 178. TEIXEIRA, Carmen Fontes. Promoção e educação em saúde: uma perspectiva histórico conceitual. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 39-54, 1996. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/ZtZYF7r7nP8b9fJbhhWg6fP/. Acesso em: 13 out. 2025. UNESCO. Global Education Monitoring Report 2021/2: Technology in education – A tool on whose terms? Paris: UNESCO, 2021. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/. Acesso em: 13 out. 2025. UNICHRISTUS Centro Universitário Christus. Clínica Escola de Odontologia. 30 mai. 2018. Disponível em: https://unichristus.edu.br/antigo/institucional/infraestrutura/clinica escola-de-odontologia/. Acesso em 22 de abril de 2024. VAN DER HEIDE, I. et al. The relationship between health, education and health literacy: Results from the Dutch Adult Literacy and Life Skills Survey. Journal of Health Communication, v. 18, suppl. 1, p. 172-184, 2013. VIEIRA-DA-SILVA, Ligia Maria. Avaliação de políticas e programas de saúde. Rio de Janeiro: SciELO-Editora FIOCRUZ, 2014. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt BR&lr=&id=cZNBDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA8&dq=Vieira-da Silva,+2014&ots=ZfgYDb8P5d&sig=6XMg4nEiAzn0kQH3lBu5PsFBQco&redir_esc=y#v=o nepage&q=Vieira-da-Silva%2C%202014&f=false. Acesso em: 13 out. 2025.pt_BR
dc.description.abstractO Letramento em Saúde (LS) é fundamental para os contextos clínicos públicos ou privados, uma vez que busca envolver de forma mais efetiva o paciente no cuidado, a partir das suas habilidades e competências de comunicação e das relações profissional da saúde-paciente. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo avaliar o nível de letramento em saúde dos pacientes do ambulatório de Estomatologia da Clínica Escola de Odontologia do Centro Universitário Christus – Unichristus. O presente fazer científico trata-se de estudo observacional, analítico e transversal. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista estruturada em duas etapas de aplicação: questionário sociodemográfico e questionário HLS PT-EU-Q16. Foi realizada a análise estatística, atingindo uma confiança de 95%. Os dados foram expressos em forma de frequência absoluta e percentual e associados com o nível de letramento por meio dos testes exatos de Fisher ou qui-quadrado de Pearson. Um total de 64 pacientes foram avaliados, todos com respostas válidas para o estudo. O perfil da amostra é predominantemente por pessoas do sexo feminino (64.1%), sendo metade da amostra maior de 60 anos (50%), com ensino médio completo em maior número (34.4%), renda inferior a 1 salário mínimo (43.6%). Do ponto de vista da ocupação profissional, os aposentados estão em maior número (34.4%), já no que tange à alfabetização, os alfabetizados estão em maior percentual (87.9%) e, no que diz respeito ao nível de letramento, o nível problemático está sobressaltado nessa amostra (45.3%). O estudo não evidenciou relação estatística significativa entre os níveis de letramento e idade (p=0,175), sexo (p=0,966), renda (p=0,575), escolaridade (p=0,118), alfabetização (p=0,802) e trabalho (p=0,499), todavia, o estudo fornece insights para pensar a relação entre letramento em saúde e sua correlação com as variáveis sociodemográfico econômicas. O estudo apresenta uma amostra do perfil dos pacientes do ambulatório em questão, podendo a clínica buscar estratégias para desenvolver condutas no plano de cuidado de forma que o paciente se torne protagonista no seu cuidado como também tenha uma maior eficácia no seu tratamento.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectletramento em saúdept_BR
dc.subjectvariáveis sócio-demográficaspt_BR
dc.subjectestomatologiapt_BR
dc.subjectpromoção de saúdept_BR
dc.title“NÃO BASTA SABER LER QUE ‘EVA VIU A UVA’”: AVALIAÇÃO DO LETRAMENTO EM SAÚDE DOS PACIENTES DO AMBULATÓRIO DE ESTOMATOLOGIA DA CLÍNICA ESCOLA DE ODONTOLOGIA UNICHRISTUSpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.ingles"IT'S NOT ENOUGH TO KNOW HOW TO READ THAT 'EVE SAW THE GRAPE'": ASSESSMENT OF HEALTH LITERACY AMONG PATIENTS AT THE STOMATOLOGY OUTPATIENT CLINIC OF THE UNICHRISTUS DENTAL CLINICpt_BR
dc.description.resumo_abstractHealth Literacy (HL) is essential in both public and private clinical settings, as it seeks to more effectively engage patients in their own care by considering their communication skills, competencies, and the dynamics of the health professional–patient relationship. Therefore, this study aims to assess the level of health literacy among patients attending the Stomatology outpatient clinic at the Unichristus School of Dentistry.This scientific work is an observational, analytical, and cross-sectional study. Data collection was carried out through a structured interview in two stages: a sociodemographic questionnaire and the HLS-PT-EU-Q16 questionnaire. Statistical analysis was performed with a 95% confidence level. Data were expressed as absolute and percentage frequencies and were associated with the health literacy level using Fisher’s exact test or Pearson’s chi-square test.A total of 64 patients were evaluated, all with valid responses for the study. The sample profile is predominantly female (64.1%), with half of the participants over 60 years old (50%), most having completed high school (34.4%), and with an income below one minimum wage (43.6%). Regarding occupation, retirees represented the largest group (34.4%); in terms of literacy status, literate individuals accounted for the majority (87.9%). Concerning health literacy level, the problematic level stood out in this sample (45.3%).The study did not show a statistically significant relationship between health literacy levels and age (p = 0.175), sex (p = 0.966), income (p = 0.575), education (p = 0.118), literacy status (p = 0.802), or employment (p = 0.499). However, the findings provide insights for reflecting on the relationship between health literacy and sociodemographic–economic variables. This study presents the profile of patients from the outpatient clinic in question, allowing the clinic to identify strategies to strengthen care approaches so that patients become protagonists of their own health care and experience greater effectiveness in their treatment.pt_BR
Aparece nas coleções:Odontologia - Campus BENFICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElisangelaeIsrhael.pdf732,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.