Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/2036Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | PEIXOTO, Arnelle Rolim | - |
| dc.contributor.author | MONTEIRO, Raquel Mônica Costa | - |
| dc.date.accessioned | 2025-12-23T17:13:04Z | - |
| dc.date.available | 2025-12-23T17:13:04Z | - |
| dc.date.issued | 2025-11-28 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/2036 | - |
| dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) analisa se o selo escola antirracista constitui uma via de efetivação da Lei 10.639/2003 na rede municipal de ensino de Fortaleza, avaliando esse instrumento como meio para a efetivação do Direito Antidiscriminatório. O estudo discorre sobre o contexto histórico do racismo na sociedade brasileira, desde o período do escravismo até a contemporaneidade, considerando suas diferentes formas de manifestação e as consequências da branquitude. Ademais, analisa os fundamentos jurídicos em que a Lei 10.639/03 foi concebida e como ela se insere no eixo do Direito Antidiscriminatório, bem como avalia o selo escola antirracista como ferramenta de incentivo à aplicação da referida lei, considerando suas práticas e requisitos estabelecidos. A metodologia utilizada adota uma abordagem qualitativa, método de abordagem dedutivo, método de procedimento histórico, técnicas de pesquisa englobam a pesquisa bibliográfica e documental. Realizou-se também uma entrevista semiestruturada com a coordenadora da Coordenadoria de Diversidade e Inclusão (CODIN) e aplicou-se um questionário estruturado a docentes da rede municipal. A partir do problema e da hipótese debatida foi demonstrado que o selo escola antirracista, iniciativa da CODIN/SME, obteve grande adesão na rede municipal de Fortaleza. O estudo evidencia um consenso entre os professores sobre a relevância da proposta que ela gerou mudanças relevantes no ambiente escolar, e que se acredita que o selo contribui para reduzir casos de racismo. Contudo, o levantamento aponta lacunas na formação continuada dos docentes e no suporte institucional por parte da Secretaria Municipal de Educação (SME). Os resultados apontam que o selo escola antirracista possui potencial para fortalecer a implementação da Lei 10.639/2003 e promover uma educação antirracista, embora sua efetividade dependa de políticas públicas estruturadas, formação docente adequada e participação ativa da gestão escolar. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Direito Antidiscriminatório | pt_BR |
| dc.subject | racismo estrutural | pt_BR |
| dc.title | Selo Escola Antirracista: caminhos para a efetivação da Lei 10.639/2003 e do Direito Antidiscriminatório na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.title.ingles | Anti-Racist School Seal: Pathways to the effective implementation of Law 10.639/2003 and the Anti-Discrimination Law in the Municipal Education System of Fortaleza | pt_BR |
| dc.description.resumo_abstract | This Project Course Conclusion analyzes if the anti-racist school seal constitutes a way of implementing Law 10.639/2003 in the municipal education network of Fortaleza, evaluating this instrument as a mean for the implementation of Anti-Discrimination Law. The study discusses the historical context of racism in brazilian society, from the period of slavery to the present day, considering its different forms of manifestation and the consequences of whiteness. Furthermore, it analyzes the legal foundations on which Law 10.639/03 was conceived and how it fits into the axis of Anti-Discrimination Law, as well as evaluating the anti-racist school seal as a tool to encourage the application of the said law, considering its practices and established requirements. The methodology used adopts a qualitative approach, a deductive approach method, a historical procedure method, and research techniques that include bibliographic and documentary research. A semi-structured interview was also conducted by the coordinator of the Diversity and Inclusion Coordination, and a structured questionnaire was applied to teachers in the municipal network. Based on the problem and the hypothesis discussed, it was demonstrated that the anti-racist school seal, an initiative of CODIN/SME, obtained great acceptance in the municipal network of Fortaleza. The study shows a consensus among teachers about the relevance of the proposal, that it generated relevant changes in the school environment, and that it is believed that the Seal contributes to reducing cases of racism. However, the questionnaire points to gaps in the continuing education of teachers and in institutional support by the Municipal Department of Education. The results indicate that the anti-racist school seal has the potential to strengthen the implementation of Law 10.639/2003 and to promote anti-racist education, although its effectiveness depends on structured public policies, adequate teacher training, and active participation of school management. | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Direito - Campus PARQUELÂNDIA | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC 2 Raquel Monica Costa Monteiro 21.1.000052.docx.pdf | 3,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.