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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCÂMARA, Germana Pinheiro-
dc.contributor.authorVELOSO, Lara Araújo-
dc.date.accessioned2025-12-23T18:00:49Z-
dc.date.available2025-12-23T18:00:49Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationVELOSO, Lara Araújo. ROTA 95: Rota brincante como ferramenta de qualificação urbana com a perspectiva da primeira infância. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/2039-
dc.description.abstractDurante muito tempo, as crianças não foram consideradas sujeitos de direito. Destaca-se que a garantia do direito de brincar é essencial para o desenvolvimento infantil e que a integração das crianças no processo de planejamento urbano torna possível o exercício da cidadania. Neste sentido, o presente estudo objetiva elaborar um projeto de qualificação de espaços públicos, com foco nos percursos e nas áreas livres, a partir da perspectiva da Primeira Infância, incluindo bebês, crianças pequenas e cuidadores no planejamento urbano. A metodologia adotada consiste em uma pesquisa de cunho exploratório e qualitativo, estruturada em quatro etapas: referencial teórico, referencial projetual, diagnóstico da área de intervenção e proposta. Tendo os conceitos da Urban95 e Desenhando Ruas para Crianças como norteadores da proposta, a rota brincante está estruturada em quatro principais eixos: qualificação viária, espaços públicos livres e lúdicos, acesso à natureza e a equipamentos urbanos. Esta proposição busca potencializar a primeira infância e planejar sob a perspectiva de uma criança de 95 cm, promovendo um ambiente urbano mais inclusivo e adequado para o desenvolvimento infantil.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectPlanejamento Urbanopt_BR
dc.subjectEspaços Públicospt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titleROTA 95: Rota brincante como ferramenta de qualificação urbana com a perspectiva da primeira infânciapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesROUTE 95: A playful route as a tool for urban redevelopment with an early childhood perspective.pt_BR
dc.description.resumo_abstractFor a long time, children were not considered subjects of rights. It should be emphasized that guaranteeing the right to play is essential for children’s development and that integrating children into the urban planning process makes it possible for them to exercise their citizenship. With this in mind, this study aims to develop a project to improve public spaces, focusing on paths and open areas, from an Early Childhood perspective, including babies, young children and caregivers in urban planning. The methodology adopted consists of exploratory and qualitative research, structured in four stages: theoretical reference, project reference, diagnosis of the intervention area and proposal. With the concepts of Urban95 and Designing Streets for Children guiding the proposal, the playful route is structured around four main axes: road qualification, free and playful public spaces, access to nature and urban facilities. This proposal seeks to enhance early childhood and plan from the perspective of a 95 cm child, promoting a more inclusive urban environment suitable for children’s development.pt_BR
Aparece en las colecciones: Arquitetura e Urbanismo

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