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dc.contributor.advisorARRUDA, Gerardo Clésio Maia-
dc.contributor.authorBARCELOS, Gabriela Macedo de Oliveira-
dc.date.accessioned2020-04-30T11:32:39Z-
dc.date.available2020-04-30T11:32:39Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationBARCELOS, Gabriela Macedo de Oliveira. Política urbana do município de Fortaleza: reflexão acerca da efetividade dos instrumentos de parcelamento, edificação e utilização compulsórios e IPTU progressivo no tempo . 2020. Dissertação ( Mestrado Acadêmico em Direito) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1000-
dc.description.abstractA presente dissertação, tem como objetivo analisar em específico a incidência dos instrumentos de Parcelamento, edificação ou utilização compulsórios - PEUC e o IPTU progressivo no tempo, expressos nos artigos 5º ao 7º do Estatuto da Cidade – Lei 10.257/2001 - no Município de Fortaleza. Para isso foram estabelecidos três marcos na narrativa: O primeiro é a chamada revolução industrial brasileira, na década de 30, responsável pela aceleração do processo de urbanização; o segundo é o advento da Constituição Federal de 1988 que tratou da política urbana nos artigos 182 e 183; o terceiro é o Estatuto da Cidade, Lei 10.257 publicada em 2001, que regulamentou o disposto na Constituição indicando instrumentos e normas gerais de política urbana. Adotou-se uma metodologia histórico-cultural, estabelecendo uma descrição histórica do fenômeno e sua relação com questões econômicas e sociais. Averiguou-se o aparato normativo municipal vigente e foram analisados também dados das Secretarias de Urbanismo e Meio Ambiente e Finanças de Fortaleza, coletados através da plataforma e-sic. Diante disso chegou-se ao diagnóstico de que o Município de Fortaleza, não aplica os referidos instrumentos, não possui legislação municipal específica e nem levantamento de dados essenciais. Tem-se registros de que apenas 8 municípios no Brasil procederam com a aplicação do PEUC e do IPTU progressivo no tempo e suas experiências demonstram-se incipientes e descontínuas, apresentando inúmeras falhas. Entendeu-se assim, que sem um planejamento e acesso a dados essenciais, como o monitoramento da situação imobiliária, é impróprio fixar respostas definitivas quanto à importância e necessidade da aplicação dos instrumentos em Fortaleza.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPolítica Urbanapt_BR
dc.subjectFortalezapt_BR
dc.subjectParcelamento, edificação e utilização compulsóriospt_BR
dc.subjectIPTU progressivo no tempopt_BR
dc.subjectEstatuto da Cidadept_BR
dc.titlePolítica urbana do município de Fortaleza: reflexão acerca da efetividade dos instrumentos de parcelamento, edificação e utilização compulsórios e IPTU progressivo no tempopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.title.inglesUrban policy of the municipality of Fortaleza: reflection on the effectiveness of the instruments of compulsory subdivision, building and use and progressive IPTU over timept_BR
dc.description.resumo_abstractThe present dissertation, has as its objective to specifically analyze the incidence of the instruments of division, edification or compulsory utilization - PEUC and over time progressive IPTU, expressed in articles 5 to 7 of the City Statute - Law 10.257 / 2001 - in the Municipality of Fortaleza. To this end, three milestones were established in the research’s development: The first is the so-called Brazilian industrial revolution, in the 1930s, that was responsible for accelerating the urbanization process; the second is the advent of the 1988’s Federal Constitution, which dealt with urban policy in Articles 182 and 183; the third is the City Statute, Law 10.257 published in 2001, which regulated the provisions of the Constitution indicating general instruments and norms for urban policy. A historical-cultural methodology was adopted, establishing a historical description of the phenomenon and its relationship with economic and social issues. The current municipal regulatory apparatus was verified and data from Fortaleza’s Departments of Urbanism and Environment and Finance was also analyzed, collected through the e-sic platform. Considering this, the diagnosis is that the Municipality of Fortaleza does not apply the aforementioned instruments, it also does not have specific municipal legislation nor the collection of essential data. There are records that only eight brazilians municipalities proceeded with the application of PEUC and over time progressive IPTU, and their experiences have shown themselves to be incipient and discontinuous, with numerous failures. Thus, it was understood that without planning and access to essential data, such as the monitoring of the real estate situation, it is inappropriate to establish definitive answers regarding the importance and necessity for the application of the instruments in Fortaleza.pt_BR
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