Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1013
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | JUCÁ, Carlos Eduardo | - |
dc.contributor.author | FEITOSA, Esther de Alencar Araripe Falcão | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-30T21:32:44Z | - |
dc.date.available | 2020-06-30T21:32:44Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | FEITOSA, Esther de Alencar Araripe Falcão. Construção de pacote didático de neurorradiologia para médicos nas diversas etapas de formação. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1013 | - |
dc.description.abstract | INTRODUÇÃO: A Educação Médica Continuada caracteriza-se por práticas educacionais que tem a finalidade de aprimorar o conhecimento, técnicas e habilidades, bem como a relação interpessoal e a atuação médica diante dos cenários de prática. No que se refere a radiologia, o e-Learning cada vez mais é uma ferramenta apontada internacionalmente como algo indispensável para o aprendizado, uma vez que este ensino depende da visualização e reconstruções de imagens. Sabese que a compreensão da Neurorradiologia pelos discentes é deficitária na maioria das universidades brasileiras, em grande parte, devido a falta de material didático e de integração com a prática clínica, poucas vezes mencionada durante as cadeiras básicas da graduação, o que se traduz no desinteresse dos alunos, prejudicando ainda mais o processo de aprendizado. OBJETIVO: Haja vista a importância da neurorradiologia para a formação médica e a carência de matérias didáticos específicos para a graduação, o presente trabalho visa elaborar um pacote didático que possibilite aumentar a autonomia e o potencial dos discentes, empoderando o aluno na construção do seu próprio conhecimento, além de avaliar a usabilidade deste pacote didático pelos alunos. MÉTODO: Foi elaborado um site didático sobre neurorradiologia para médicos e alunos nas diversas etapas de formação, com elementos gráficos de reconstruções de imagens, exames radiológicos, atlas seccional, vídeos sobre exame físico neurológico, vídeos-aula, resumos sobre as bases físicas dos métodos radiológicos, questões práticas, e um e-book construído em conjunto com neurorradiologistas, neurologistas, neurocirurgiões, neuropediatras, patologistas, geneticista e alunos da graduação de medicina. Para avaliação da usabilidade deste pacote didático foi utilizado a escala de usabilidades SUS (System Usuablily Scale) em alunos de medicina do 3º semestre de uma universidade particular. RESULTADOS: o site foi concluído com todas as especificações propostas inicialmente, foram necessários 2 especialistas em informática, 4 radiologistas, 2 neurocirurgiões, 13 neurologistas clínicos, 1 neuropediatra, 2 geneticistas e dezenas de estudantes de medicina. Foi criada também uma integração do site com as mídias sociais instagram® e canal do youtube®, facilitando o acesso a essa ferramenta. Com relação a avaliação da usabilidade do produto, foram entrevistados 53 alunos. 63% possuíam até 20 anos, 94% deles já tinham usado sites médicos como fonte de estudo, 81% já tinham usado instagram® como fonte de estudo e 81% dos entrevistados se sentem seguros sobre as informações obtidas por essas fontes. A nota da escala SUS na avaliação do site foi satisfatória, somando um total de 81,27. Um dado interessante foi a constatação de que os alunos que usava instagram® para estudo pontuaram maior nota na escala SUS do que quem não usava, 83 versus 71 pontos (p<0,004). CONCLUSÃO: O produto desenvolvido foi de fato integrado com conteúdos de neurorradiologia e bases clínico-cirúrgicas, e além disso foi considerado usável pelo público testado. Provavelmente a pontuação maior na escala SUS dos alunos que já estudavam pelo instagram® deve ter relação com interfaces parecidas ou semelhantemente “amigáveis” entre o site e o instagram®. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | E-Book | pt_BR |
dc.subject | Site didático | pt_BR |
dc.subject | Livro digital | pt_BR |
dc.subject | Ensino médico | pt_BR |
dc.subject | Metodologia ativa | pt_BR |
dc.subject | Mídias sociais | pt_BR |
dc.title | Construção de pacote didático de neurorradiologia para médicos nas diversas etapas de formação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.title.ingles | Construction of a neuroradiology didactic package for doctors in the various stages of training | pt_BR |
dc.description.resumo_abstract | INTRODUCTION: Continuing Medical Education is characterized by educational practices that aim to improve knowledge, techniques and skills, as well as interpersonal relationships and medical performance in the face of practice scenarios. For Radiology study, e-Learning is increasingly regarded tool for students` learning, since this teaching depends on the visualization and reconstruction of images. It is known that students' understanding of Neuroradiology is deficient in most Brazilian universities, largely due to the lack of didactic material and integration with clinical practice, rarely mentioned during basic undergraduate courses, which translates in students' disinterest, further damaging the learning process. OBJECTIVE: Considering the importance of neuroradiology for medical training and the lack of specific didactic materials for undergraduate courses, the present work aims to develop a didactic package that makes it possible to increase the autonomy and potential of students, empowering students in the construction of their own knowledge, in addition to to evaluate the usability of this didactic package. METHOD: A didactic website on neuroradiology was created for doctors and students at different stages of training. It contains graphic elements of image reconstructions, radiological examinations, sectional atlases, videos on neurological physical examination, video-lessons, summaries about the physical bases of radiological methods, practical questions, and an e-book. This e-book was built in conjunction with neuroradiologists, neurologists, neurosurgeons, neuropediatrician, pathologists, geneticists and undergraduate medical students. To assess the usability of this didactic package, the SUS (System Usuablily Scale) usability scale was used in medical students in the 3rd semester of a private university. RESULTS: The site was completed with all the specifications initially proposed. It was required 2 computer specialists, 4 radiologists, 2 neurosurgeons, 13 clinical neurologists, 1 neuropediatrician, 2 geneticists and dozens of medical students. An integration of the website with the social media instagram® and youtube® channel was also created, facilitating access to this tool. Regarding the usability evaluation of the product, 53 students were interviewed. 63% were less then 20 years old, 94% had already used medical websites as a study source, 81% had already used instagram® as a study source and 81% of the interviewees feel safe about the information obtained from these sources. The rating of the SUS scale in the evaluation of the site was satisfactory, adding up to a total of 81.27. An interesting finding was the finding that students who used instagram® for study scored higher on the SUS scale (83) than those who did not (71), with p < 0.004. CONCLUSION: The product developed was in fact integrated with contents of neuroradiology and clinical-surgical bases, and in addition it was considered usable by the tested public. Probably the highest score on the SUS scale of students who were already studying with Instagram® must be related to similar or similarly “friendly” interfaces between them. | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área da Saúde - Dissertações Defendidas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ESTHER DE ALENCAR ARARIPE FALCÃO FEITOSA.pdf | 38.94 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.