Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1016
Título: Influência da perda dentária e de má oclusões na posição condilar: análise por tomografia computadorizada de feixe cônico
Autor(es): SOUSA, Lara Lecy Nogueira Barbosa de
Orientador: ALENCAR, Phillipe Nogueira Barbosa
Data do documento: 2020
Citação: SOUSA, Lara Lecy Nogueira Barbosa de. Influência da perda dentária e de má oclusões na posição condilar: análise por tomografia computadorizada de feixe cônico. 2020. Dissertação ( Mestrado Acadêmico em Ciências Odontológicas) – Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2020.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar a posição do côndilo da mandíbula na fossa condilar por meio de tomografia computadorizada de feixe cônico em pacientes com perdas dentárias e má oclusão. Foi selecionada uma amostra de 47 pacientes do serviço de Odontologia da Unichristus, de ambos os gêneros, classificados em 6 grupos. A divisão foi feita da seguinte forma: Grupo A. Pacientes Classe I de Angle; Grupo B. Pacientes Classe II de Angle; Grupo C. Pacientes Classe III de Angle; Grupo D. Pacientes desdentados total em ambas as arcadas; Grupo E. Pacientes desdentados total superior e desdentados parcial inferior; Grupo F. Pacientes com múltiplas perdas. Todos os pacientes realizaram tomografia computadorizada de feixe cônico de boca fechada em repouso, com valores de exposição de 85kVp, 6,3ma e 20s de exposição. As imagens foram analisadas nos cortes sagitais e axiais, de ambos os lados. Os dados foram expressos em forma de média e desvio-padrão, submetidos ao teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov e comparados por meio do teste t pareado para comparação entre os lados direito e esquerdo ou ANOVA/Bonferroni para medidas independentes (análise entre grupos) ou para medidas repetidas (análise entre posições), utilizando o programa SPSS versão 20 com valor de significância adotado de p <0,05 . A medida MS1 apresentou resultado estatisticamente significante no grupo D (p=0,028) e no grupo E (p=0,047), em ambos os lados. A medida MS2 do grupo D apresentou maior medida no lado esquerdo (p=0,016). A medida MA1 do grupo C apresentou resultado estatisticamente significante no lado direito (p=0,043). A medida MA3 no lado esquerdo de todos os grupos mostrou resultado estatisticamente significante (p=0,038), e o grupo F apresentou discrepância significativa entre os lados direto e esquerdo com valor de p=0,043. Os grupos A, C, D do lado esquerdo, E e F apresentaram o côndilo posicionado centralizado na fossa e levemente extruído. O grupo B apresentou o côndilo centralizado e levemente intruído e o grupo D do lado direito, posteriorizado e extruído.
Palavras-chave: Côndilo mandibular
Articulação temporomandibular
Tomografia computadorizada de feixe cônico
Arcada edêntula
Má oclusão
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1016
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Ciências Odontológicas - Dissertações Defendidas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LARA LECY NOGUEIRA BARBOSA DE SOUSA.pdf1.25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.