Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1018
Título: A influência do tratamento com celecoxibe em alterações inflamatórias do gânglio trigeminal em ratos submetidos a modelo experimental de restauração dentária com contato prematuro
Autor(es): LEITÃO, Andrea Whitehurst Ary
Orientador: SOUSA, Fabrício Bitu
Data do documento: 2020
Citação: LEITÃO, Andrea Whitehurst Ary. A influência do tratamento com celecoxibe em alterações Inflamatórias do gânglio trigeminal em ratos submetidos a modelo experimental de restauração dentária com contato prematuro. 2020. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências Odontológicas) - Centro Universitário Chistus, Fortaleza, 2020.
Resumo: As restaurações com contato prematuro podem modificar o padrão de mordida levando ou potencializando alterações neuroinflamatórias na região maxilofacial e diversas enzimas como a cicloxigenase 2 (COX-2) têm sido relatados no desenvolvimento desta condição em modelos experimentais tradicionais com ratos. Assim, esse estudo se propõe a avaliar a influência da COX-2 no desenvolvimento de alterações inflamatórias na ATM de ratas winstar submetidos ao modelo de restauração com contatos prematuros. Um total de 135 ratas winstar (Rattus novergicus) pesando entre 180-220 gramas foram divididos em cinco grupos experimentais: grupo sham (n=15) não submetido ao modelo e tratado com solução salina estéril, grupo controle (n=30) submetido ao modelo de restauração com contato prematuro e tratado com solução salina estéril, e três grupos teste (n=30/cada) submetidos ao modelo de restauração com contato prematuro e tratado com Celecoxibe (Eurofarmaâ) diluídos em doses de 8, 16 ou 32 mg/kg, todos administrados por gavagem, diariamente até um dia antes da eutanásia que ocorreu após 1, 3 e 7 dias. Os gânglios trigeminais foram removidos cirurgicamente, submetidos a processamento histológico e análise histomorfométrica (medição da área média do corpo neuronal). Teste de normalidade Shapiro-Wilk e ANOVA/Bonferroni foram útilizados (P < .05, GraphPad Prism 5.0). Em relação variação de massa corpórea os grupos submetidos ao modelo de interferência oclusal (salina e celecoxibe (8,16 e 32 mg/kg) no 7º dia mostraram perda de peso significativa em relação ao grupo sham (p=0,039). Houve redução significativa da área média dos corpos neuronais no primeiro, terceiro e sétimo dia após a indução do contato prematuro e o tratamento com celecoxibe reverteu esses eventos de forma dose e tempo dependente.
Palavras-chave: Gânglio trigeminal
Ciclo-oxigenase
Oclusão dentária
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1018
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Ciências Odontológicas - Dissertações Defendidas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDREA WHITEHURST ARY LEITÃO.pdf10.13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.