Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1028
Título: Comportamento do consumidor e seus efeitos nas taxas de juros e créditos a bens de consumo
Autor(es): COSTA, Juliane Araújo Cardoso
Orientador: SOUZA, Elnivan Moreira de
Data do documento: 2020
Citação: COSTA, Juliane Araújo Cardoso. Comportamento do consumidor e seus efeitos nas taxas de juros e créditos a bens de consumo. 2020. Monografia (Graduação em Administração) - Centro Universitário Christus, Fortaleza, 2020.
Resumo: O comportamento do consumidor é uma área essencial para tomadas de decisão na área de marketing e administração. Um dos indicadores usados para realizar estudos sobre comportamento do consumidor é o índice de confiança do consumidor (ICC) disponibilizada pela base de dados do governo federal. Este trabalho visa estabelecer uma metodologia de classificação baseada em estatística descritiva relacionado suas influências nos índices de bens de consumo e taxas de juros. É proposto ainda o uso de funções de densidade de massa (FDM) e métodos de análise XY para relacionar um os índices. Os resultados obtidos pela mostra que o ICC influencia os índices de bens de consumo e que a alta confiança indica um otimismo no qual o consumidor está disposto a usar crédito para bens de consumo mesmo com taxas de juros um pouco acima da média, mas inferior a região de classificação como alto de acordo com a metodologia estatística proposta neste estudo. Além disso, o método XY dos índices normalizados por FDM indicam uma relação direta com correlação com tendência linear afim.
Palavras-chave: Comportamento do Consumidor
Estatística Descritiva
ICC
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1028
Aparece nas coleções:Administração (EaD) - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANE ARAÚJO CARDOSO COSTA.pdf758.19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.