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Title: Dianóstico lean e proposta de melhoria em uma empresa de projetos de rede elétrica do estado do Ceará.
Authors: SILVA NETO, Aureliano Soares
metadata.dc.contributor.advisor: SILVA, Felipe Barreto da
Issue Date: 2020
Citation: SILVA NETO, Aureliano Soares. Dianóstico lean e proposta de melhoria em uma empresa de projetos de rede elétrica do estado do Ceará. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2020.
Abstract: É importante que as distribuidoras de energia possam atender aos seus clientes de forma eficiente e eficaz, com o máximo de qualidade e confiabilidade, para isso as distribuidoras possuem um conjunto de processos que atuam desde da manutenção até a ligação de um novo cliente na rede elétrica. No entanto, as distribuidoras usam de empresas terceirizadas, as quais são especialistas em seus serviços prestados, com a finalidade de atender suas demandas operacionais. Dessa forma, prever uma melhor obtenção de gestão das estratégias e menores custos operacionais. Contudo, as empresas têm mostrado desvios em seus processos, logo, prejudicando a cadeia de valor da distribuidora e afetando diretamente o cliente. Esses desvios são correlacionados aos tempos de atendimento internos dos seus processos e qualidade dos serviços. Para isso, foi proposto um diagnóstico Lean aplicando um questionário que avaliasse de forma qualitativa uma das empresas de projetos contratada por distribuidora de energia com a finalidade de mensurar os níveis de aderências Lean e seus princípios, e propor melhorias aos aspectos não atendidos. Para coleta de dados foi utilizado um questionário construído através dos estudos aprofundados em Lean Thinking, e com base em três questionários encontrados em alguns estudos de diagnóstico Lean, e analisado por dois funcionários da distribuidora, sendo eles especialistas em suas áreas atuantes e um deles sendo especialista em Lean. O resultado obtido pela empresa de projeto obteve uma aderência de 56% da metodologia introduzida em suas atividades, possuindo foco em qualidade, mas baixo ou nenhum conhecimento em Lean.
Description: It is important that energy distributors are able to serve their customers efficiently and effectively, with maximum quality and reliability. For this, the distributors have a set of processes that operate from maintenance to the connection of a new customer to the power grid. . However, distributors use third-party companies, which are specialists in their services, in order to meet their operational demands. Thus, foresee a better obtaining of management strategies and lower operating costs. However, companies have shown deviations in their processes, thus damaging the distributor's value chain and directly affecting the customer. These deviations are correlated to the internal service times of your processes and the quality of services. For this, a Lean diagnosis was proposed by applying a questionnaire that would qualitatively assess one of the project companies hired by the energy distributor in order to measure the levels of Lean adhesions and their principles, and propose improvements to non-attended. For data collection it was used a questionnaire built through in-depth studies in Lean Thinking, and based on three questionnaires found in some Lean diagnosis studies, and analyzed by two employees of the distributor, being specialists in their areas and one of them being Lean specialist. The result obtained by the project company obtained an adherence of 56% of the methodology introduced in its activities, focusing on quality, but with little or no knowledge on Lean.
Keywords: Lean Thinking.
Projeto.
Rede elétrica.
Distribuidora de energia
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1049
Appears in Collections:Engenharia de Produção - Trabalhos de Conclusão de Curso

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