Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1053
Title: Desenvolvimento de manta termoacústica à base de fibra da palha de milho e resina epóxi.
Authors: BRILHANTE, Felipe de Freitas
metadata.dc.contributor.advisor: CARVALHO, Elayne Valério
Issue Date: 2020
Citation: BRILHANTE, Felipe de Freitas. Desenvolvimento de manta termoacústica à base de fibra da palha de milho e resina epóxi. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2020.
Abstract: Diversos modelos construtivos precisaram ser modificados a fim de atender adequadamente às especificações da NBR 15575:2013, que apresenta parâmetros técnicos de desempenho das unidades habitacionais no Brasil. Nesse sentido, materiais têm sido desenvolvidos para proporcionar conforto ambiental exigido pela norma. Sendo a indústria da construção civil uma das maiores consumidoras de matéria-prima, há a preocupação da inserção de materiais sustentáveis que causem mínimos impactos ambientais. Portanto, este trabalho tem o objetivo de desenvolver e avaliar o desempenho de diferentes mantas termoacústicas experimentais, constituídas por um compósito produzido a partir da fibra da palha do milho dispersa em uma matriz polimérica à base de resina epóxi. Para isso, confeccionou-se três tipos de mantas, com proporções e massas diferentes de fibra da palha de milho e resina epóxi. Os corpos de prova foram submetidos a ensaios de isolamento acústico, com câmaras reverberantes, ensaio de transmissão térmica por condução e ensaio de fluência à compressão, por uma carga fixa em um período determinado. Os resultados indicaram maior viabilidade para a manta C, comprovando que apresentar maior diferença proporcional entre resina e fibra da palha de milho é mais eficaz do que apresentar maior massa de ambos os polímeros. Dessa forma, a Amostra C apresentou melhores resultados quanto à resistência à fluência à compressão e ao desempenho acústico e térmico. Por fim, pode-se afirmar que a concentração de fibra pode ser relacionada ao desempenho termoacústico, devido à sua influência na formação de vazios na estrutura do material. Contudo, as três mantas apresentaram resultados positivos, tanto no ensaio acústico quanto no ensaio térmico.
Keywords: Manta acústica.
Fibra de palha de milho.
Resina Epóxi.
Conforto ambiental.
Isolamento termoacústico.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1053
Appears in Collections:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FELIPE DE FREITAS BRILHANTE.pdf1.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.