Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1057
Title: Retroanálise das bacias deflectométricas para obtenção do módulo de resistência das camadas de pavimentação. Estudo de caso: BR 304 - RN.
Authors: VIEIRA NETO, Iran Gonçalves
metadata.dc.contributor.advisor: ALMEIDA, Lucas Cavalcante de
Issue Date: 2020
Citation: VIEIRA NETO, Iran Gonçalves. Retroanálise das bacias deflectométricas para obtenção do módulo de resistência das camadas de pavimentação. Estudo de caso: BR 304 - RN. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2020.
Abstract: O crescimento de um país está diretamente ligado à sua infraestrutura de transportes. Todo o deslocamento realizado por humanos e mercadorias, fatores de extrema importância para o crescimento de uma nação, necessita de boas condições de seus meios de transporte, visando, principalmente, a diminuição dos custos e um aumento da lucratividade. Para a realização de manutenções assertivas e de qualidade, avaliações dos pavimentos necessitam ser executados. Essas avaliações podem ser do tipo funcional, com análises visuais e da segurança do pavimento, realizadas por pessoas capacitadas, ou estrutural, quando ensaios são realizados podendo ser dos tipos destrutivo ou não destrutivo. O presente estudo trata da análise de dados obtidos através da realização de ensaio estrutural não destrutivo, utilizando o equipamento FWD, na rodovia BR-304 em trecho localizado no estado do Rio Grande do Norte. Para análise desses dados, foram utilizados 2 programas, BackMedina e BackCAP, para obtenção do módulo de resiliência para análise da rodovia em questão, seu pavimento e camadas granulares, verificação da qualidade do dimensionamento realizado em sua construção, além de possibilitar uma análise estatística comparativa entre os resultados encontrados, além de verificar a eficiência dos programas utilizados. Após a realização da retroanálise nos dois programas, verificou-se que, para o programa BackCap, os valores de revestimento e base foram satisfatórios, porém para sub-base e subleito os valores ficaram, em sua maioria, fora do intervalor padrão. No programa BackMedina houve uma maior variação nos resultados, obtendo valores como variações mais similares para todas as camadas em um mesmo ponto do trecho. Na análise com o método exposto na norma do DNER (1979) mais de 90% dos resultados obtidos demonstram que o pavimento não está em boa qualidade estrutural e necessita de correção. Houve resultados contrários para o mesmo ponto do trecho, levando em conta as análises realizadas, podendo ter sido causado pela equação de correlação utilizada.
Keywords: Pavimentos flexíveis.
Avaliação estrutural.
Retroanálise.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1057
Appears in Collections:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IRAN GONÇALVES VIEIRA NETO.pdf1.86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.