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dc.contributor.advisorALMEIDA, Lucas Cavalcante de-
dc.contributor.authorGRANGEIRO, Sarah Lays Saraiva-
dc.date.accessioned2020-09-25T15:27:32Z-
dc.date.available2020-09-25T15:27:32Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationGRANGEIRO, Sarah Lays Saraiva. Análise estatística do índice de condição da manutenção em rodovias federais para o Estado do Ceará. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1059-
dc.description.abstractO Índice de Condição da Manutenção (ICM) trata-se de um levantamento de campo que avalia a qualidade funcional da superfície de uma rodovia, ou seja, mensura o grau de conforto que o pavimento é capaz de transmitir ao usuário, além disso, avalia a drenagem e a vegetação ao entorno. Devido ao transporte rodoviário ser o mais utilizado no território brasileiro, é indispensável que sejam feitas avaliações periódicas dos pavimentos afim de evitar defeitos tanto em sua qualidade estrutural como funcional, garantindo dessa forma boas condições de trafegabilidade. Este trabalho tem por objetivo analisar as variações na qualidade da superfície do pavimento de 10 rodovias federais brasileiras que atravessam o estado do Ceará. Para isso, foi realizado um comparativo do valor calculado do ICM em um período pré-determinado para cada rodovia, este valor foi comparado mensalmente para cada quilômetro e, a partir dessas variações, será feita uma análise relacionando os custos de manutenção nos trechos estudados. Foram utilizados gráficos de colunas, gráficos de caixas (BoxPlot) para interpretar a variação do valor do ICM no decorrer dos meses associando com o investimento destinado à manutenção do pavimento. Através dos resultados nota-se que o investimento realizado nas rodovias em análise não é distribuído de forma igualitária, devido a diferença de nível de intervenção rodoviária que elas necessitam para ficar em boas condições de trafegabilidade para o indivíduo garantindo o conforto e a segurança necessária. Todas as rodovias tiveram uma melhora no valor do ICM exceto a rodovia BR – 403 no sentido decrescente, ou seja, o ICM teve um decréscimo na pior situação no valor de 17,6% na rodovia BR - 020 e na melhor situação como na rodovia BR – 230 no valor de 63,57%. Conclui-se, portanto, que analisando estas 10 rodovias e o investimento que foram aplicados em cada uma, considera-se que a divisão de recursos e melhorias da qualidade funcional rodoviária foi de forma satisfatória, tanto que fazendo a proporcionalidade 71% da extensão rodoviária estavam em boas condições de trafegabilidade conforme ICM.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectInvestimento.pt_BR
dc.subjectQualidade Funcional.pt_BR
dc.subjectRodovias.pt_BR
dc.titleAnálise estatística do índice de condição da manutenção em rodovias federais para o Estado do Ceará.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesStatistical analysis of the maintenance condition index on federal highways to the State of Ceará.pt_BR
dc.description.resumo_abstractThe Maintenance Condition Index (ICM) is a field survey that evaluates the functional quality of a road surface, since it measures the degree of comfort that the pavement is capable of transmitting to the user, in addition, evaluates drainage and vegetation in the surroundings. Due to the fact that road transport is the most used in the Brazilian territory, it is essential that periodic evaluations of the pavements are made in order to avoid defects in both their structural and functional quality, thus guaranteeing good traffic conditions. This work aims to analyze the variations in the surface quality of the pavement of 10 Brazilian federal highways that cross the state of Ceará. For this, a comparison was made of the calculated value of the ICM in a predetermined period for each highway, this value was evaluated monthly for each kilometer and, based on these applications, an analysis will be made of the costs of maintenance in the exercises studied. Column charts, box charts (BoxPlot) were used to interpret a variation in the value of ICM over the months associated with the investment for the maintenance of the pavement.Through the results it is noted that the investment made on the highways under analysis is not distributed equally, due to the difference in the level of road intervention that they need to be in good traffic conditions for the individual, guaranteeing the necessary comfort and safety. All highways had an improvement in the value of ICM except the BR - 403 highway in a decreasing direction, that is, ICM had a decrease in the worst situation in the amount of 17.6% on the BR - 020 highway and in the best situation as on the highway BR - 230 in the amount of 63.57%.It is concluded, therefore, that analyzing these 10 highways and the investment that were applied in each one, it is considered that the division of resources and improvements in the functional quality of the road was satisfactorily, so much so that making the proportionality 71% of the road extension were in good traffic conditions according to ICM.pt_BR
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