Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1062
Título: Estudo das precipitações médias na bacia metropolitana do Estado do Ceará.
Autor(es): SAMPAIO, Rafaelle Correia
Orientador: SOUZA, Danilo Nogueira de
Data do documento: 2020
Citação: SAMPAIO, Rafaelle Correia. Estudo das precipitações médias na bacia metropolitana do Estado do Ceará. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2020.
Resumo: O Nordeste brasileiro é marcado pela irregularidade das chuvas, o que acaba promovendo os longos períodos de secas nessa região. Diversos fatores promovem as chuvas ou estiagens no Nordeste, como é o caso dos fenômenos de ZCIT, El Niño e La Niña, Dipolo do Atlântico, entre outros. Para este estudo, tem-se como objetivo principal analisar a influência dos eventos de El Niño, La Niña e Dipolo do Atlântico no comportamento das precipitações médias na Bacia Metropolitana do Ceará, durante os anos de 1990 a 2019. Quanto a metodologia para este estudo, optou-se por desenvolver uma pesquisa quali-quatitativa. Coletou-se os dados para a construção do referencial teórico da pesquisa, e posteriormente os dados quantitativos do histórico de precipitação pluviométrica na Bacia metropolitana do Ceará, durante os últimos 30 anos. Os valores coletados foram dispostos em tabelas e gráficos, possibilitando a análise da relação entre as precipitações e os fenômenos de Dipolo do Atlântico, El Niño e La Niña. Após a análise dos resultados, conclui-se que a presente pesquisa permitiu desenvolver uma classificação dos anos, de 1990 a 2019, como períodos chuvosos ou secos. Entre os dados analisados, 18 anos receberam a classificação de períodos secos ou muito secos, com chuvas de no máximo 864,1mm e mínimo de 353mm. Para os demais anos analisados na pesquisa, ou seja, os 12 anos caracterizados como chuvosos ou tendem a chuvosos, os dados mostraram que o maior índice pluviométrico ocorreu em 2009, com o registro de 1415,5mm de precipitação e o menor índice ocorreu em 2017, com o registro de 912,3mm de precipitação. Acredita-se, que os fatores atmosféricos e climáticos estudados nessa pesquisa, são elementos significativos para a ocorrência dos eventos de precipitações e dos períodos de estiagem na região da Bacia Metropolitana do Ceará.
Palavras-chave: Precipitação.
Bacia Metropolitana.
El Niño e La Niña.
Dipolo do Atlântico.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1062
Aparece nas coleções:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAELLE CORREIA SAMPAIO.pdf1.2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.