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dc.contributor.advisorALMEIDA, Lucas Cavalcante de-
dc.contributor.authorGURJÃO, Nayara de Oliveira-
dc.date.accessioned2020-09-25T16:03:04Z-
dc.date.available2020-09-25T16:03:04Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationGURJÃO, Nayara de Oliveira. Análise do desempenho da camada porosa de atrito por meio dos ensaios da mancha de areia e permeabilidade. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1064-
dc.description.abstractAs estruturas de pavimentação são construídas a partir de diversos estudos relacionando sociedade, economia, bem-estar, funcionalidade e segurança, objetivando evitar problemas, como acidentes de trânsito devido à falha de execução ou de planejamento, uso de materiais que não pertencem às especificações dependendo do tipo de estrutura e falta de dispositivos de drenagem. A Camada Porosa de Atrito (CPA) foi desenvolvida, para melhorar a serventia do pavimento de forma econômica e funcional, de modo a auxiliar na drenagem superficial e influenciando-o na segurança viária. A principal característica da CPA é a macrotextura, um dos parâmetros responsáveis pela drenabilidade e consequente aumento da aderência entre pneu e pavimento. Foram realizados o ensaio de Mancha de Areia e o ensaio de Permeabilidade em pavimentos flexíveis em serviço localizadas na cidade de Fortaleza - CE, que apresentam a CPA com diferentes idades. Dessa forma, este trabalho tem o objetivo de comparar os resultados entre os dois ensaios nas avenidas e caracterizar a textura do revestimento em relação à macrotextura e à drenagem superficial. Com os resultados foi possível perceber a eficiência do revestimento quanto à textura para uma CPA. As médias da profundidade da mancha de areia das avenidas estudadas, classificam a textura dos revestimentos entre muito aberta e aberta e, aquela com revestimento mais antigo e textura mais desgastada e obstruída por impurezas, apresenta um maior tempo de escoamento superficial. Além disso, apesar da inviabilidade de correlacionar os valores médios de profundidade de areia obtidos pela mancha de areia com àqueles obtidos através do drenômetro, devido à inadequação dos ensaios para uma superfície porosa, o ensaio de Permeabilidade realizado em uma via recém executada pode vir a fornecer um valor de capacidade drenante para um revestimento poroso.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMacrotextura.pt_BR
dc.subjectCamada Porosa de Atrito.pt_BR
dc.subjectMancha de Areia.pt_BR
dc.subjectDrenabilidade.pt_BR
dc.subjectPavimentos urbanos.pt_BR
dc.titleAnálise do desempenho da camada porosa de atrito por meio dos ensaios da mancha de areia e permeabilidade.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesAnalysis of the performance of the friction porous layer through sand spot and permeability tests.pt_BR
dc.description.resumo_abstractThe paving structures are built from various studies relating society, economy, well-being, functionality and safety, aiming to avoid problems, such as traffic accidents, due to failure of execution or planning, the use of materials that do not belong to specifications, depending on the type of structure and lack of drainage devices. The Porous Friction Course (PFC) was developed to improve the usefulness of the pavement in an economical and functional way, to assist in surface drainage and influencing it in road safety. The main characteristic of PFC is the macrotexture, one of the parameters responsible for drainability and the consequent increase in grip between tire and pavement. The Sand Patch Technique and the Permeability test were performed on flexible pavements in service located in the city of Fortaleza - CE, which present PFC with different ages. Thus, this work aims to compare the results between the two tests on the avenues and to characterize the texture of the coating in relation to the macrotexture and surface drainage. With the results it was possible to perceive the efficiency of the coating in terms of texture for a PFC. The averages of the sand patch technique of the studied avenues, classify the texture of the coatings between very open and open, and the one with the oldest coating and the texture more worn and obstructed by impurities, presents a longer runoff time. In addition, despite the impossibility of correlating the average values of sand depth obtained by the sand spot with those obtained through the drain gauge, due to the inadequacy of the tests for a porous surface, the Permeability test carried out on a recently executed route may prove to be provide a draining capacity value for a porous coating.pt_BR
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