Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1064
Título: Análise do desempenho da camada porosa de atrito por meio dos ensaios da mancha de areia e permeabilidade.
Autor(es): GURJÃO, Nayara de Oliveira
Orientador: ALMEIDA, Lucas Cavalcante de
Data do documento: 2020
Citação: GURJÃO, Nayara de Oliveira. Análise do desempenho da camada porosa de atrito por meio dos ensaios da mancha de areia e permeabilidade. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2020.
Resumo: As estruturas de pavimentação são construídas a partir de diversos estudos relacionando sociedade, economia, bem-estar, funcionalidade e segurança, objetivando evitar problemas, como acidentes de trânsito devido à falha de execução ou de planejamento, uso de materiais que não pertencem às especificações dependendo do tipo de estrutura e falta de dispositivos de drenagem. A Camada Porosa de Atrito (CPA) foi desenvolvida, para melhorar a serventia do pavimento de forma econômica e funcional, de modo a auxiliar na drenagem superficial e influenciando-o na segurança viária. A principal característica da CPA é a macrotextura, um dos parâmetros responsáveis pela drenabilidade e consequente aumento da aderência entre pneu e pavimento. Foram realizados o ensaio de Mancha de Areia e o ensaio de Permeabilidade em pavimentos flexíveis em serviço localizadas na cidade de Fortaleza - CE, que apresentam a CPA com diferentes idades. Dessa forma, este trabalho tem o objetivo de comparar os resultados entre os dois ensaios nas avenidas e caracterizar a textura do revestimento em relação à macrotextura e à drenagem superficial. Com os resultados foi possível perceber a eficiência do revestimento quanto à textura para uma CPA. As médias da profundidade da mancha de areia das avenidas estudadas, classificam a textura dos revestimentos entre muito aberta e aberta e, aquela com revestimento mais antigo e textura mais desgastada e obstruída por impurezas, apresenta um maior tempo de escoamento superficial. Além disso, apesar da inviabilidade de correlacionar os valores médios de profundidade de areia obtidos pela mancha de areia com àqueles obtidos através do drenômetro, devido à inadequação dos ensaios para uma superfície porosa, o ensaio de Permeabilidade realizado em uma via recém executada pode vir a fornecer um valor de capacidade drenante para um revestimento poroso.
Palavras-chave: Macrotextura.
Camada Porosa de Atrito.
Mancha de Areia.
Drenabilidade.
Pavimentos urbanos.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1064
Aparece nas coleções:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NAYARA DE OLIVEIRA GURJÃO.pdf7.63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.