Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1068
Título: Estudo paramétrico de lajes pré-moldadas tipo duplo T em concreto armado.
Autor(es): MORAIS, José Paulo Gomes
Orientador: MATIAS, Bergson da Silva
Data do documento: 2020
Citação: MORAIS, José Paulo Gomes. Estudo paramétrico de lajes pré-moldadas tipo duplo T em concreto armado. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2020.
Resumo: Na concepção de pavimentos de grandes extensões, as lajes nervuradas têm sido, preferencialmente, utilizadas pelos engenheiros e arquitetos devido sua maior economia de materiais e, consequentemente, alívio do peso próprio da estrutura. Com o intuito de otimizar tempo e diminuir a mão de obra, as lajes pré-moldadas tem sido uma melhor opção às moldadas em obra. Dentre essas, as lajes tipo Pi, podendo ser chamadas também de duplo T, apresentam certas facilidades como, bom acabamento da superfície e dispensam a utilização de elementos de enchimento e escoras. Por meio de um estudo paramétrico, pretende-se analisar a sensibilidade de parâmetros, utilizando a planilha do Bezerra (2020), encontrados nas peças adotadas usualmente no mercado para diversos casos, por meio de gráficos. A rotina de cálculos estudada baseia-se na NBR 6118/2014, devendo satisfazer todos seus critérios de dimensionamento, após isso sendo calculado os custos de material, concreto e aço, para cada peça, levando em consideração a resistência característica do concreto à compressão (fck) utilizado. Serão analisadas 3 lajes, ou seja, 3 casos os quais diferenciam-se pelo comprimento do seu menor vão (lx) tendo algumas variáveis fixas com o intuito de restringir a quantidade de casos analisados. Diante disso, constatou-se que para a laje 1, o resultado mais econômico apresentou altura sua altura total (h) na ordem de lx/15 e fck de 35 MPa. Nos casos 2 e 3, percebe-se que não houve um padrão, pois, na laje 2, encontrou-se um aumento da altura, ordem lx/15, da peça utilizada mantendo-se o fck. Enquanto no caso 3 foi reduziu-se altura, ondem lx/12, e aumentou-se o fck, 40 MPa, do concreto utilizado.
Palavras-chave: Concreto.
Laje.
Nervurada.
Pré-moldado.
Parâmetros.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1068
Aparece nas coleções:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ PAULO GOMES MORAIS.pdf2.02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.