Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1070
Title: Drenagem urbana: o uso de técnicas compensatórias de manejo de águas pluviais como medidas mitigadoras para as cheias urbanas da Avenida Heráclito Graça em Fortaleza-ce.
Authors: SOUSA, João Vitor dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor: ANDRADE, Paula Nobre de
Issue Date: 2020
Citation: SOUSA, João Vitor dos Santos. Drenagem urbana: o uso de técnicas compensatórias de manejo de águas pluviais como medidas mitigadoras para as cheias urbanas da Avenida Heráclito Graça em Fortaleza-ce. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2020.
Abstract: O crescimento desordenado das cidades, devido a um processo de urbanização acelerado e à falta de um planejamento eficiente, traz potenciais problemas no que diz respeito ao manejo de águas pluviais de centros urbanos. Isto porque infraestruturas como as de habitação e pavimentação rodoviária, principalmente, mudam as propriedades naturais do solo. O município de Fortaleza/CE teve seu crescimento às margens do Riacho Pajeú, o qual foi quase totalmente canalizado com as obras de desenvolvimento urbano atrelado à especulação imobiliária da capital, o que fomentou a construção sem o respeito do limite de seu leito. O resultado de tais ações foi o surgimento de dois pontos de alagamento no traçado desse rio, pontos estes que estão situados na Avenida Heráclito Graça. Este trabalho visa a aplicação de técnicas compensatórias de drenagem urbana, a nível de pré-dimensionamento, a fim de minimizar as enchentes provocadas em um dos pontos críticos citados. Foram aplicadas medidas de controle de enchentes objetivando a infiltração e armazenagem da precipitação: o Pavimento Permeável, a Trincheira de Infiltração e a Bacia de Retenção. Operando em regime simultâneo, as técnicas analisadas resultaram em um volume de amortecimento de 10.181,45 m³, o que representa uma redução de cerca de 85% do volume de cheia do ponto analisado.
Keywords: Drenagem Urbana.
Pavimento Permeável.
Trincheira de infiltração.
Bacia de retenção.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1070
Appears in Collections:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO VITOR DOS SANTOS SOUSA.pdf5.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.