Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1071
Title: Desenvolvimento de aplicação Android para dimensionamento de sapatas rígidas isoladas.
Authors: MONTEIRO, João Victor Santos
metadata.dc.contributor.advisor: MATIAS, Bergson da Silva
Issue Date: 2020
Citation: MONTEIRO, João Victor Santos. Desenvolvimento de aplicação Android para dimensionamento de sapatas rígidas isoladas. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2020.
Abstract: O crescente desenvolvimento dos processadores dos dispositivos móveis, aliado à busca por mobilidade, fez com que estes se tornassem um importante recurso na solução de problemas de engenharia. Tendo em vista a popularização de aplicativos para dispositivos móveis e a importância das sapatas na estruturação das edificações, o presente trabalho trata da concepção de uma aplicação Android para dimensionar sapatas rígidas isoladas de concreto armado. A partir dos esforços aplicados e da tensão admissível do solo fornecidos pelo usuário, a ferramenta realiza, de acordo com as considerações e limites construtivos da NBR 6118 (ABNT, 2014) e NBR 6122 (ABNT, 2019), o dimensionamento geotécnico e o cálculo das armaduras a partir do método preconizado no boletim 73 do CEB – 70 (Comité Euro-Internacional du Béton). Para tanto, utilizou-se o software Android Studio operando na linguagem de programação orientada a objetos Java. A aplicação desenvolvida foi validada comparando seus resultados com os obtidos em softwares disponíveis no mercado e em exemplos resolvidos da literatura. Assim, algumas aplicações numéricas foram feitas para investigar e comparar os resultados dos diferentes modelos de cálculo utilizados por SapForte® e Bastos (2019). Portanto, os resultados obtidos foram validados e demonstraram um alto potencial para aplicação prática/didática.
Keywords: Sapatas.
Dispositivos móveis.
Android.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1071
Appears in Collections:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO VICTOR SANTOS MONTEIRO.pdf950.99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.