Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1072
Title: Desinfecção de águas para consumo humano aplicando processo eletrolítico operado por energia solar.
Authors: ALVES, Tarcio de Azevedo
metadata.dc.contributor.advisor: ABDALA NETO, Eliezer Fares
Issue Date: 2020
Citation: ALVES, Tarcio de Azevedo. Desinfecção de águas para consumo humano aplicando processo eletrolítico operado por energia solar. 2020. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2020.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma célula eletrolítica operada por energia solar, aplicada à desinfecção de águas para consumo humano possibilitando o acesso à água potável com o uso de tecnologias apropriadas e de baixo custo, cuja operação e manutenção possam ser gerenciadas e sustentadas com recursos locais. O sistema eletrolítico foi composto por pares de eletrodos metálicos sendo 2 de alumínio e 2 de aço inox 304, um circuito elétrico que promove a pulsação da corrente elétrica, um multímetro digital, um reator eletrolítico em acrílico e uma placa fotovoltaica. Para a realização dos ensaios de desinfecção foi coletada água na margem da Lagoa da Parangaba em um total de 30 L. Os experimentos foram divididos em três etapas para verificar a configuração que apresentou a melhor eficiência. O experimento final foi realizado com eletrodo misto com o tempo de 30 minutos. A amostra de água tratada apresentou pH de 7,48, levemente superior ao da amostra de água bruta que obteve pH de 7,43. A condutividade apresentou o valor de 225,400 µS/cm para a amostra de água tratada, demonstrando que houve redução de 35% quando comparada com a água bruta que apresentou valor de 348,200 µS/cm. A turbidez apresentou uma redução de 88% se comparada com a amostra de água bruta. A amostra de água tratada apresentou quantidade de bactérias heterotróficas menor quando comparada com a amostra da água bruta no valor de 870 UFC/mL. Para os parâmetros de coliformes totais e Escherichia coli não houve alteração significativa em relação a amostra de água bruta. Para os parâmetros físico-químicos analisados a célula eletrolítica operada por energia solar apresentou resultados satisfatórios, destacando a configuração com eletrodo misto com 30 minutos como a que apresentou os melhores resultados. Os parâmetros microbiológicos analisados não atingiram os resultados esperados, mas houve redução de 42% das bactérias heterotróficas na amostra tratada. Pode-se concluir que a celúla eletrolitica operada por energia solar é uma alternativa de tratamento de água satisfatória e de baixo custo, cuja operação e manutenção pode ser gerenciada e sustentada com recursos locais.
Keywords: Desinfecção.
Processo Eletrolítico.
Energia Solar Fotovoltaica.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1072
Appears in Collections:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TARCIO DE AZEVEDO ALVES.pdf2.3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.