Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1103
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Cláudia Sales de Alcântara-
dc.contributor.authorRAMOS, Elane Bezerra.-
dc.date.accessioned2021-03-29T13:08:36Z-
dc.date.available2021-03-29T13:08:36Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationRAMOS, Elane Bezerra. A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte: escola comunitária de artes do Vila Velha. 2021. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1103-
dc.description.abstractEste trabalho tem como abordagem a influência da arquitetura na criação de uma atmosfera projetada para o estimulo da criatividade no ensino das artes e a valorização da identidade cultural, com o alcance ao público jovem buscando contribuir no combate à criminalidade e risco social juvenil em vista da inclusão social. Com base nisso foram realizados estudos teóricos e projetuais sobre a arquitetura sensorial e como o ensino das artes é desenvolvido na estrutura escolar básica no Brasil, a fim de entender os conceitos e definições dessa temática para assim aplicar na fase de projeto. O trabalho apresenta algumas referências projetuais que são divididas em três tipos de dispositivos, nos quais agregam características importantes para o estudo. O diagnóstico da área de intervenção embasou boa parte da introdução da pesquisa, por tratar de uma região carente de infraestrutura, ter altos índices de violência e uma população predominantemente jovem, o bairro Vila Velha foi escolhido para estudo de implantação da proposta. Nesse contexto foi desenvolvido o anteprojeto do equipamento público, a Escola Comunitária de Artes do Vila Velha abriga um programa arquitetônico que desenvolve espaços para diversas manifestações artísticas, a fim de formar indivíduos, mas prioritariamente favorecer as relações pessoa-ambiente e interpessoais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectArquitetura.pt_BR
dc.subjectArte.pt_BR
dc.subjectCultura.pt_BR
dc.subjectArquitetura Sensorial.pt_BR
dc.subjectEscola de Artes.pt_BR
dc.subjectAtmosfera projetada.pt_BR
dc.titleA gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte: escola comunitária de artes do Vila Velha.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesWe don't just want food, we want food, fun and art: Vila Velha community arts school.pt_BR
dc.description.resumo_abstractThis work has as an approach the influence of architecture in the creation of an atmosphere designed to stimulate creativity in the teaching of the arts and the enhancement of cultural identity, reaching young people seeking to contribute to the fight against crime and youth social risk in view of the social inclusion. Based on this, theoretical and project studies were carried out on sensory architecture and how the teaching of the arts is developed in the basic school structure in Brazil, in order to understand the concepts and definitions of this theme in order to apply it in the design phase. The work presents some design references that are divided into three types of devices, in which they add important characteristics for the study. The diagnosis of the intervention area supported a good part of the introduction of the research, since it deals with a region lacking infrastructure, having high levels of violence and a predominantly young population, the Vila Velha neighborhood was chosen to study the implementation of the proposal. In this context, the preliminary design of the equipment was developed, the Vila Velha Community School of Arts houses an architectural program that develops spaces for various artistic manifestations, in order to form individuals, but primarily to favor the person-environment and interpersonal relationships.pt_BR
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELANE BEZERRA RAMOS 1de2.pdf25.89 MBAdobe PDFView/Open
ELANE BEZERRA RAMOS 2de2.pdf10.8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.