Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1104
Title: Habitação de longa permanência para idosos: colaboração para um impacto positivo na longevidade.
Authors: AMARAL, Marianne Braga Cruz.
metadata.dc.contributor.advisor: COMELLI, Mariana Lira.
Issue Date: 2021
Citation: AMARAL, Marianne Braga Cruz. Habitação de longa permanência para idosos: colaboração para um impacto positivo na longevidade. 2021. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021..
Abstract: Em um cenário de crescimento da população idosa no mundo e no Brasil, é fundamental a criação de equipamentos de moradia apropriados para esse público. O presente trabalho aborda a arquitetura direcionada aos idosos, com enfoque nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s), tendo como objetivo o desenvolvimento de um anteprojeto de uma ILPI na cidade de Fortaleza. Para isso foi feito uma revisão de literatura sobre a situação dos lares para idosos, bem como as ILPI’s e sua relação com os seus usuários. Além disso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica referente à acessibilidade, envelhecimento ativo, direitos e deveres do público idoso e as questões habitacionais que abrangem esse público. Também foi necessário mapear e reconhecer as ILPI’s existentes em Fortaleza e realizar um diagnóstico urbano para que fosse possível compreender o sítio de intervenção e o seu entorno. No projeto foram desenvolvidas estratégias que permitem a participação dos idosos em atividades que contribuem para a eficiência de suas disposições motoras e colaboram para a sensação de autoconfiança e segurança dos usuários.
Keywords: Envelhecimento ativo.
ILPI.
Idosos.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1104
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIANNE BRAGA CRUZ AMARAL 1de2.pdf15.6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
MARIANNE BRAGA CRUZ AMARAL 2de2.pdf9.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.