Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1107
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Cláudia Sales de Alcântara | - |
dc.contributor.author | COSTA NETO, Mario Maia. | - |
dc.date.accessioned | 2021-03-30T12:01:33Z | - |
dc.date.available | 2021-03-30T12:01:33Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | COSTA NETO, Mario Maia. Raízes órfãs: um abrigo de memórias. 2021. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1107 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho t em por o bjetivo apresentar, por me io do método científico e da linguagem das histórias em quadrinhos, o desenvolvimento de um anteprojeto a rquitetônico de um abrigo para crianças em situação de vulnerabilidade social, na Escola de Artes e Ofícios Thomás Pompeu Sobrinho, l ocalizado n o bairro d a Jacaracanga, e m Fortaleza Ceará. Metodologicamente o trabalho foi dividido em três etapas: a primeira consistiu em uma pesquisa bibliográfica, tendo como r eferenciais t eóricos F oucault ( 1974) em seguida foram realizados analises de projetos de referência - três projetos arquitetônicos e uma tese de doutorado que fez o uso da linguagem das histórias em quadrinhos; por fim, foram realizadas análises de escala urbanística e estudos de massa, programa e fluxo na escala arquitetônica para o desenvolvimento final do objeto proposto. Ao final do trabalho concluímos que os abrigos são espaços de controle que deveriam ser pensado a partir da vivência das crianças e da cultura local. Também chegamos a compreensão de que a linguagem das histórias em quadrinhos em nada diminuiu o rigor acadêmico esperado para um trabalho de conclusão de curso, ao contrário, a linguagem mostra- se como uma possibilidade a m ais para o desenvolvimento de futuras pesquisas científicas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Abrigo. | pt_BR |
dc.subject | Jacarecanga. | pt_BR |
dc.subject | Projeto arquitetônico. | pt_BR |
dc.subject | História em quadrinhos. | pt_BR |
dc.title | Raízes órfãs: um abrigo de memórias. | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.title.ingles | Orphaned roots: a haven of memories. | pt_BR |
dc.description.resumo_abstract | This work aims to present, through the scientific method and the language of comics, the development of an architectural project for a shelter for children in socially vulnerable situations, at t he Thomás P ompeu S obrinho S chool of A rts a nd Crafts, located in the neighborhood Jacaracanga, in Fortaleza, Ceará. Me thodologically, t he work wa s di vided i nto three stages: the first consisted of a bibliographic research, having as theoretical references Foucault (1974) next, analyzes of reference projects were carried out - three architectural p rojects and one doctoral t hesis that used the language of comic books; finally, analyzes of urban scale and studies of mass, program and flow in the architectural scale were carried out for the final development of the proposed object. At the end of the work, we concluded that shelters a re spaces of control that s hould be thought from the experience of children and local culture. We have also come to understand that the language of comic books has in n o way diminished t he academic r igor e xpected f or a course c ompletion work, on t he contrary, language i s an additional possibility for the development of future scientific research. | pt_BR |
Appears in Collections: | Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIO MAIA COSTA NETO 1de4.pdf | 21.35 MB | Adobe PDF | View/Open | |
MARIO MAIA COSTA NETO 2de4.pdf | 2.83 MB | Adobe PDF | View/Open | |
MARIO MAIA COSTA NETO 3de4.pdf | 9.38 MB | Adobe PDF | View/Open | |
MARIO MAIA COSTA NETO 4de4.pdf | 4.63 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.