Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1107
Title: Raízes órfãs: um abrigo de memórias.
Authors: COSTA NETO, Mario Maia.
metadata.dc.contributor.advisor: OLIVEIRA, Cláudia Sales de Alcântara
Issue Date: 2021
Citation: COSTA NETO, Mario Maia. Raízes órfãs: um abrigo de memórias. 2021. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Abstract: Este trabalho t em por o bjetivo apresentar, por me io do método científico e da linguagem das histórias em quadrinhos, o desenvolvimento de um anteprojeto a rquitetônico de um abrigo para crianças em situação de vulnerabilidade social, na Escola de Artes e Ofícios Thomás Pompeu Sobrinho, l ocalizado n o bairro d a Jacaracanga, e m Fortaleza Ceará. Metodologicamente o trabalho foi dividido em três etapas: a primeira consistiu em uma pesquisa bibliográfica, tendo como r eferenciais t eóricos F oucault ( 1974) em seguida foram realizados analises de projetos de referência - três projetos arquitetônicos e uma tese de doutorado que fez o uso da linguagem das histórias em quadrinhos; por fim, foram realizadas análises de escala urbanística e estudos de massa, programa e fluxo na escala arquitetônica para o desenvolvimento final do objeto proposto. Ao final do trabalho concluímos que os abrigos são espaços de controle que deveriam ser pensado a partir da vivência das crianças e da cultura local. Também chegamos a compreensão de que a linguagem das histórias em quadrinhos em nada diminuiu o rigor acadêmico esperado para um trabalho de conclusão de curso, ao contrário, a linguagem mostra- se como uma possibilidade a m ais para o desenvolvimento de futuras pesquisas científicas.
Keywords: Abrigo.
Jacarecanga.
Projeto arquitetônico.
História em quadrinhos.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1107
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIO MAIA COSTA NETO 1de4.pdf21.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
MARIO MAIA COSTA NETO 2de4.pdf2.83 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
MARIO MAIA COSTA NETO 3de4.pdf9.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
MARIO MAIA COSTA NETO 4de4.pdf4.63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.