Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1108
Title: Perten(s)er: a experiência de assessoria técnica para uma casa de acolhimento lgbtq+ e intervenção urbana.
Authors: ROSA, Pablo Sales de.
metadata.dc.contributor.advisor: LEITE, Kelma Pinheiro
Issue Date: 2021
Citation: ROSA, Pablo Sales de. Perten(s)er: a experiência de assessoria técnica para uma casa de acolhimento lgbtq+ e intervenção urbana. 2021. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Abstract: Este trabalho se trata de um projeto participativo de assessoria técnica para reforma da Casa TRANSformar e seu entorno imediato, tendo como referência a Lei de Assistência Técnica 11.888/2008, ampliando as discussões a respeito do público a que se destina. O objeto de estudo trata-se de uma casa de acolhimento para a comunidade LGBTQIAP+ em situação de vulnerabilidade social no bairro Siqueira da cidade de Fortaleza, Ceará, e seu entorno. Objetiva-se elaborar um projeto de arquitetura e urbanístico para reforma da edificação e intervenção em seu entorno imediato por meio da assessoria técnica, se utilizando de metodologia participativa e partindo de demandas identificadas. Logo, após o diagnóstico e as oficinas realizadas, pôde-se identificar as necessidades específicas tanto físicas como pessoais dentro e fora da casa, resultando em um projeto de reforma de espaços determinados e um projeto de intervenção urbana nas vias e vazios do entorno imediato. Por fim, acerca do processo de projeto participativo em assessoria técnica, pode-se concluir que este representa uma ferramenta valiosa de transformação da cidade e que abre caminho para outras possibilidades de intervenção multidisciplinares, sendo uma luta necessária a ser travada pelos arquitetos e urbanistas do mundo todo.
Keywords: Assessoria técnica.
Casa TRANSformar.
LGBQTIAP+
Metodologia participativa.
Arquitetura e urbanismo.
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1108
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PABLO SALES DE ROSA 1de2.pdf162.85 MBAdobe PDFView/Open
PABLO SALES DE ROSA 2e2.pdf18.91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.