Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1109
Título : Corpos insurgentes: narrativas urbanas sob a perspectiva da mulher.
Autor : ABREU, Thais Custódio Calazans Menescal de
metadata.dc.contributor.advisor: CÂMARA, Germana Pinheiro.
Fecha de publicación : 2021
Citación : ABREU, Thais Custódio Calazans Menescal de. Corpos insurgentes: narrativas urbanas sob a perspectiva da mulher. 2021. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Resumen : O presente trabalho foi construído a partir de reflexões e inquietações sobre o espaço que a mulher ocupa na cidade, no plano físico e ideológico, levando em consideração o sistema patriarcal e hierárquico o qual estamos inseridas, e como as vivências cotidianas enquanto mulher se desdobram no cenário urbano. Foi realizada uma análise espacial do Centro da cidade de Fortaleza, a partir da perspectiva da mulher, pautada por uma metodologia que se utiliza de parâmetros avaliativos do espaço urbano sob o recorte de gênero, esses parâmetros foram rebatidos no espaço urbano em uma área delimitada a partir de um processo participativo com as mulheres frequentadoras do bairro. O projeto urbanístico foi elaborado por meio de diferentes eixos de intervenção que contemplam a habitação, com a criação de um novo tipo de ZEIS para HIS e HMP, intervenções urbanas que propõem o redesenho de vias e espaços públicos e a elaboração de mobiliário urbano. A proposta tem como objetivo principal colocar a mulher como protagonista da cidade, buscando alcançar o direito à cidade e propondo cidades mais seguras, horizontais e democráticas para todas e todos.
Palabras clave : Mulher.
Urbanismo insurgente.
Direito à cidade.
Feminismo.
Gênero.
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1109
Aparece en las colecciones: Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
THAÍS CUSTÓDIO CALAZANS MENESCAL DE ABREU.pdf187.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.