Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1111
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLINS, Deborah Martins de Oliveira-
dc.contributor.authorARAÚJO, Virnna Nascimento Marques-
dc.date.accessioned2021-03-30T12:26:14Z-
dc.date.available2021-03-30T12:26:14Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationARAÚJO, Virnna Nascimento Marques. Escola profissionalizante Poço da Draga. 2021. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1111-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo propor uma reflexão sobre a educação dos jovens que estudam em escolas de ensino profissionalizante, diante de um contexto social fragilizado, assim como ocorre na comunidade aqui estudada, o Poço da Draga, apontando estratégias já utilizadas atualmente, no caso das Escolas de Ensino Profissionalizante Apesar de apontar estratégias já utilizadas atualmente, faz se necessário questionar os projetos padrões implementados no Brasil Diante desse contexto, o objetivo deste trabalho é desenvolver o projeto de uma Escola Estadual de Ensino Médio de caráter Profissionalizante, localizada nas imediações da comunidade do Poço da Draga, no Centro de Fortaleza A metodologia adotada baseou se em uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, sendo subdividido em referencial teórico, análise de projetos de referência, diagnóstico da área de intervenção e por fim, o desenvolvimento do projeto arquitetônico Este surgiu a partir das seguintes etapas levantamento de informações iniciais, construção e estudo do programa de necessidades, pré dimensionamento do edifício, fluxograma, setorização, conceito e partido Como conclusão, o trabalho ressalta a importância da personalização destes equipamentos com relação ao seu contexto local, e da exploração da sua multifuncionalidade como forma de agregar valor ao entendimento de identidade e pertencimento local, incentivando a criação de elos e conexões da sociedade com a escola.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProjeto de arquitetura escolarpt_BR
dc.subjectEscola profissionalizantept_BR
dc.subjectPoço da Dragapt_BR
dc.titleEscola profissionalizante Poço da Dragapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesVocational school Poço da Dragapt_BR
dc.description.resumo_abstractThe present work aims to propose a reflection on the education of young people who study in vocational schools, in the face of a fragile social context, as in the community studied here, Poço da Draga pointing out strategies already used today, in this case Vocational Education Schools Despite pointing out strategies already used today, it is necessary to question the standard projects implemented in Brazil Given this context, the objective of this work is to develop the project for a State School of High School with a Professional character, located in the vicinity of the community of Poço da Draga in the Center of Fortaleza The adopted methodology was based on a qualitative research of exploratory character, being subdivided in theoretical referential, analysis of reference projects, diagnosis of the intervention area and finally, the development of the architectural project This emerged from the following steps survey of initial information, construction and study of the needs program, building pre dimensioning, flowchart, sectorization concept and party As a conclusion, the work emphasizes the importance of personalizing this equipment in relation to its local context, and exploring its multifunctionality as a way of adding value to the understanding of local identity and belonging, encouraging the creation of links and connections between society and the schoolpt_BR
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VIRNNA NASCIMENTO MARQUES ARAÚJO 1de2.pdf16.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
VIRNNA NASCIMENTO MARQUES ARAÚJO 2de2.pdf26.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.