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dc.contributor.advisorMELO, Ana Paula Oliveira de-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Cristiane Moreira do-
dc.date.accessioned2021-04-27T12:14:27Z-
dc.date.available2021-04-27T12:14:27Z-
dc.date.issued2021-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1120-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo analisar os gastos públicos com educação e as metas do IDEB no ensino fundamental em Fortaleza, no período de 2014 a 2018. Dessa forma, realizou-se uma pesquisa descritiva, bibliográfica, documental e de cunho quantitativo, utilizando as análises de dados com as seguintes variáveis: gastos públicos realizados para fins de limite na educação; resultado do IDEB (dois últimos anos que ocorreu o resultado da nota do IDEB); e notas e metas do IDEB nos anos iniciais e finais do ensino fundamental. Diante disto, pode-se inferir que não é possível afirmar com total exatidão se os gastos públicos com educação são determinantes para alcançar e aumentar as notas do IDEB, tendo em vista que no período estudado verificou-se , nos anos iniciais do ensino fundamental, uma relação do aumento dos gastos com a evolução das notas do IDEB, porém, nos anos finais do ensino fundamental da cidade de Fortaleza, não existiu nenhuma relação do aumento dos gastos com a elevação das notas do IDEB, isto, levando-se em consideração a análise dos dados da correlação realizada. Conclui-se que não é possível afirmar que o aumento dos gastos com educação é determinante para a evolução dos resultados das notas do IDEB, pois, nos anos iniciais do ensino fundamental, ocorreu uma correlação dos gastos realizados com o aumento dos resultados das notas do IDEB, em contrapartida, nos anos finais do ensino fundamental, a correlação não existiu.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGastos Públicospt_BR
dc.subjectÍndice de Desenvolvimento da Educação Básicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleGASTOS PÚBLICOS COM EDUCAÇÃO E A META DO IDEB NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DO MUNICÍPIO DE FORTALEZApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesPUBLIC EXPENDITURE ON EDUCATION AND THE IDEB GOAL IN FUNDAMENTAL EDUCATION: AN ANALYSIS OF THE MUNICIPALITY OF FORTALEZApt_BR
dc.description.resumo_abstractThe present study aims to analyze public spending on education and the goals of IDEB in elementary education: an analysis of the Municipality of Fortaleza in the period from 2014 to 2018. Thus, it carried out a descriptive, bibliographic, documentary and quantitative research, using analysis of data with variables: of public expenditures made for the purpose of limiting education; the IDEB result (the result of the IDEB score in the last two years); IDEB grades and goals in the early and final years of elementary school. In view of this, it can be inferred that it is not possible to state with complete accuracy whether public spending on education is decisive for reaching and increasing IDEB scores. Bearing in mind that, in the studied period, there was a relationship of increased spending in the early years of elementary education with the evolution of IDEB grades, but in the final years of fundamental education in the city of Fortaleza, there was no relationship of increased spending with the elevation of IDEB scores, this taking into account the analysis of the correlation data performed. It is concluded that it is not possible to affirm that the increase in spending on education is decisive for the evolution of the results of IDEB grades, since, in the initial years of elementary school, there was a correlation of expenditures with the increase in the results of grades in IDEB. IDEB, but, in contrast, in the final years of elementary school, the correlation did not exist.pt_BR
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