Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1124
Title: Análise da utilização do concreto auto adensável em paredes de concreto: um estudo de caso em uma obra residencial.
Authors: MAGALHÃES, Ana Carolina Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor: LIMA, Rafaela Fujita
Issue Date: 2021
Citation: MAGALHÃES, Ana Carolina Rodrigues. Análise da utilização do concreto auto adensável em paredes de concreto: um estudo de caso em uma obra residencial. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Abstract: A utilização da metodologia construtiva paredes de concreto vem ganhando cada vez mais espaço na Indústria da Construção Civil (ICC). Características como elevada produtividade, bom desempenho dos sistemas, redução de mão de obra no canteiro e maior industrialização dos processos construtivos, são responsáveis por sua popularização nesse setor. Dentre materiais mais utilizados para a execução das paredes de concreto está o concreto autoadensável (CAA). Esse tipo de concreto é indicado pois tem a característica de ter alta fluidez e moderada viscosidade o que dá a esse material a capacidade de fluir sob a ação do próprio peso, não necessitando ser vibrado. Contudo, é importante destacar que o momento vivido a nível mundial pode impactar significativamente no desempenho desse sistema construtivo, haja visto que o período de pandemia mundial ocasionada pelo vírus SARS-Cov-2 e das restrições impostas como medida de barrar o avanço da doença, pode impactar o fornecimento dos insumos necessários. Assim, o presente estudo teve como objetivo principal analisar o desempenho do CAA na obra de sistema de parede de concreto, mostrando como o CAA pode influenciar na velocidade de execução e na qualidade da estrutura. Para tal, desenvolveu-se um estudo de caso em uma obra localizada no município do Eusébio-CE, a qual é um empreendimento residencial de 7 pavimento e térreo, do tipo Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Assim, foi possível identificar que cada obra que utiliza parede de concreto requer um estudo prévio, haja visto que o traço de CAA é muito influenciado pelo entorno, sendo sensível a pequenas variações. Tal necessidade configurou-se como a principal dificuldade apresentada pela empresa aqui estudada, haja visto que mesmo com experiência na utilização dessa metodologia, a qual utilizam há 4 anos, todo início de obra há uma dificuldade em adequação do traço. Nesse contexto, foi notório que o fato de o laboratório de controle tecnológico de concreto estar ativamente presente na obra foi um diferencial, permitindo um estudo mais profundo acerca do CAA utilizado. Ademais, percebeu-se que os impactos da pandemia ocasionada pelo vírus SARS-Cov-2 culminaram no aumento e na instabilidade do preço dos insumos, resultado na necessidade de adiar o início de algumas obras.
Keywords: Habitação de interesse social (HIS)
SARS-Cov-2
Concreto auto adensável (CAA)
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1124
Appears in Collections:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Carolina Rodrigues Magalhães.pdf928.64 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.