Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1135
Title: Análise comparativa dos parâmetros avaliativos de pavimentos aeroportuários com vistas à prática internacional
Authors: LIMA, Firmino Eugênio Campos
metadata.dc.contributor.advisor: ALMEIDA, Lucas Cavalcante de
Issue Date: 2021
Citation: LIMA, Firmino Eugênio Campos. Análise comparativa dos parâmetros avaliativos de pavimentos aeroportuários com vistas à prática internacional. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Abstract: As aeronaves são meios de transporte que contribuem com a movimentação da economia de um país através do turismo e transporte de cargas. É importante que o aeródromo esteja em boas condições de uso pois dessa forma o conforto e segurança para os que o utilizam são garantidos. Caracterizar o pavimento aeroportuário é importante pois, quando comparado ao rodoviário, possui atributos distintos que devem ser levados em consideração como a frequência que as cargas se repetem, o impacto que o veículo exerce sobre o pavimento, a ação de frenagem que os pneus exercem entre outros. Para que se tenha conforto e segurança, são estabelecidas condições mínimas através de parâmetros avaliativos que refletem as condições de uso do pavimento. Este trabalho tem como objetivo expor os parâmetros funcionais e estruturais utilizados em países como no Brasil, França, Portugal, Estados Unidos e Canadá. Por meio de pesquisa bibliográfica, em normas, trabalhos acadêmicos, artigos e outras fontes foi possível obter índices funcionais como atrito, macrotextura, irregularidade longitudinal e PCI. Assim como também, parâmetro para avalição estrutural, o HWD. Como resultado, foi apresentada uma tabela expositiva na qual foi observado os índices e equipamentos/ensaios que cada país adota como parâmetro avaliativo funciona e estrutura, para seus respectivos aeródromos. Por fim, é importante tratar do assunto pois, entender sobre os parâmetros contribui para que seja tomada as devidas ações, seja ela preventiva ou corretiva. Através de uma revisão bibliográfica, os parâmetros foram expostos juntamente com os equipamentos utilizados.
Keywords: Avaliação de Pavimento
Aeródromo
Condição Funcional
Condição Estrutural
Equipamentos de medição
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1135
Appears in Collections:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Firmino Eugênio Campos Lima.pdf1.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.