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dc.contributor.advisorROCHA, Virna Fernandes Távora-
dc.contributor.authorFONSECA, Gabriel Tavares Grangeiro-
dc.date.accessioned2021-04-30T13:53:54Z-
dc.date.available2021-04-30T13:53:54Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationFONSECA, Gabriel Tavares Grangeiro. Um diagnóstico para diferenciação de mercado de micro e pequenas construtoras. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1136-
dc.description.abstractAs Micro e Pequenas Empresas possuem uma relevante participação nos resultados econômicos e sociais no Brasil. Enquanto isso, enfrentam altas taxas de mortalidade e desqualificação administrativa e gerencial. As necessidades de as empresas desenvolverem estratégias de relacionamento e serviços ou produtos que alcancem a satisfação dos seus clientes são destacadas diante das mudanças vividas pela sociedade e refletidas nos hábitos de consumo. Conhecer os desejos, necessidades e estratégias de marketing e diferenciação de mercado permite que a empresa otimize os benefícios proporcionados por seus serviços ou produtos e, dessa forma, agregue mais valor à sua oferta. Nesse sentido, a partir da questão de pesquisa, a qual busca realizar um projeto para diferenciação de mercado de uma micro construtora de Fortaleza – CE, definiu-se o objetivo geral de “identificar melhorias no processo de diferenciação de mercado para uma micro construtora”. Para atendê-lo, utilizou-se a metodologia do estudo qualitativo e de uma pesquisa exploratória, realizou-se um estudo de caso único selecionando, como sujeito da pesquisa, uma construtora de micro e pequeno porte que atua no setor da construção civil prestando serviços de Projetos de Arquitetura, Engenharia, Construções e Reformas, localizada na cidade de Fortaleza - CE. Os dados foram coletados por meio de um formulário aplicado presencialmente ao Diretor da construtora entrevistada. Conforme os resultados obtidos, constatou-se que a construtora entrevistada já apresentava estratégias em seus processos de gestão, atendimento e relacionamento com o cliente, também ressaltadas pelos autores citados nesta pesquisa. Com isso, separou-se os dados obtidos em etapas do processo organizacional como: captação de clientes, atendimento, prestação do serviço, acompanhamento do cliente após a finalização do serviço e marketing. Assim, foi possível relacionar os dados obtidos com as citações dos autores mencionados no referencial teórico para que assim, fosse analisado a conformidade com as citações dos autores e desenvolvimento de propostas de melhorias que poderiam ser aplicadas na construtora. Ao final, elaborou-se propostas de melhorias para gestão estratégica da diferenciação listando tópicos que poderá ser útil para que a construtora entrevistada implemente as melhorias sugeridas em suas estratégias de gestão.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectDiferenciação de mercadopt_BR
dc.subjectGeração de valorpt_BR
dc.titleUm diagnóstico para diferenciação de mercado de micro e pequenas construtoraspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesA diagnosis to differentiate the market of micro and small construction companiespt_BR
dc.description.resumo_abstractMicro and Small Companies have a relevant participation in the economic and social results in Brazil. Meanwhile, they face high rates of mortality and administrative and managerial disqualification. The needs of companies to develop relationship strategies and services or products that achieve the satisfaction of their customers are highlighted in view of the changes experienced by society and reflected in consumption habits. Knowing the desires, needs and strategies of marketing and market differentiation allows the company to optimize the benefits provided by its services or products and, in this way, add more value to its offer. In this sense, based on the research question, which seeks to carry out a project to differentiate the market of a micro construction company in Fortaleza - CE, the general objective of “identifying improvements in the market differentiation process for a micro construction company” was defined. . To serve you, the methodology of qualitative study and exploratory research was used, a single case study was carried out selecting, as the research subject, a micro and small construction company that works in the civil construction sector providing services of Architecture, Engineering, Construction and Renovation Projects, located in the city of Fortaleza - CE. The data were collected using a form applied in person to the Director of the interviewed construction company. According to the results obtained, it was found that the interviewed construction company already presented strategies in its management, service and customer relationship processes, also highlighted by the authors cited in this research. With this, the data obtained in stages of the organizational process was separated, such as: customer acquisition, service, service provision, customer follow-up after the completion of the service and marketing. Thus, it was possible to relate the data obtained with the citations of the authors mentioned in the theoretical framework so that, thus, compliance with the citations of the authors could be analyzed and development of proposals for improvements that could be applied in the construction company. At the end, proposals for improvements to the strategic management of differentiation were elaborated, listing topics that may be useful for the interviewed construction company to implement the improvements suggested in its management strategies.pt_BR
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