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Título : Um diagnóstico para diferenciação de mercado de micro e pequenas construtoras
Autor : FONSECA, Gabriel Tavares Grangeiro
metadata.dc.contributor.advisor: ROCHA, Virna Fernandes Távora
Fecha de publicación : 2021
Citación : FONSECA, Gabriel Tavares Grangeiro. Um diagnóstico para diferenciação de mercado de micro e pequenas construtoras. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Resumen : As Micro e Pequenas Empresas possuem uma relevante participação nos resultados econômicos e sociais no Brasil. Enquanto isso, enfrentam altas taxas de mortalidade e desqualificação administrativa e gerencial. As necessidades de as empresas desenvolverem estratégias de relacionamento e serviços ou produtos que alcancem a satisfação dos seus clientes são destacadas diante das mudanças vividas pela sociedade e refletidas nos hábitos de consumo. Conhecer os desejos, necessidades e estratégias de marketing e diferenciação de mercado permite que a empresa otimize os benefícios proporcionados por seus serviços ou produtos e, dessa forma, agregue mais valor à sua oferta. Nesse sentido, a partir da questão de pesquisa, a qual busca realizar um projeto para diferenciação de mercado de uma micro construtora de Fortaleza – CE, definiu-se o objetivo geral de “identificar melhorias no processo de diferenciação de mercado para uma micro construtora”. Para atendê-lo, utilizou-se a metodologia do estudo qualitativo e de uma pesquisa exploratória, realizou-se um estudo de caso único selecionando, como sujeito da pesquisa, uma construtora de micro e pequeno porte que atua no setor da construção civil prestando serviços de Projetos de Arquitetura, Engenharia, Construções e Reformas, localizada na cidade de Fortaleza - CE. Os dados foram coletados por meio de um formulário aplicado presencialmente ao Diretor da construtora entrevistada. Conforme os resultados obtidos, constatou-se que a construtora entrevistada já apresentava estratégias em seus processos de gestão, atendimento e relacionamento com o cliente, também ressaltadas pelos autores citados nesta pesquisa. Com isso, separou-se os dados obtidos em etapas do processo organizacional como: captação de clientes, atendimento, prestação do serviço, acompanhamento do cliente após a finalização do serviço e marketing. Assim, foi possível relacionar os dados obtidos com as citações dos autores mencionados no referencial teórico para que assim, fosse analisado a conformidade com as citações dos autores e desenvolvimento de propostas de melhorias que poderiam ser aplicadas na construtora. Ao final, elaborou-se propostas de melhorias para gestão estratégica da diferenciação listando tópicos que poderá ser útil para que a construtora entrevistada implemente as melhorias sugeridas em suas estratégias de gestão.
Palabras clave : Marketing
Estratégia
Diferenciação de mercado
Geração de valor
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1136
Aparece en las colecciones: Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

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