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dc.contributor.advisorALMEIDA, Lucas Cavalcante de-
dc.contributor.authorTEÓFILO, Hemerson Hebert Zacarias-
dc.date.accessioned2021-04-30T14:08:09Z-
dc.date.available2021-04-30T14:08:09Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationTEÓFILO, Hemerson Hebert Zacarias. Análise da geometria da rodovia CE-265 por meio de softwares paramétricos. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1137-
dc.description.abstractO traçado de uma rodovia é elaborado com a finalidade de estabelecer a ligação entre duas ou mais localidades, de forma segura e confortável. Além disso, o mesmo pode estabelecer melhorias em um caminho existente. Dessa forma, este trabalho analisa a geometria da Rodovia CE-265, por meio de um traçado já existente, utilizando os softwares paramétricos AutoCAD Civil-3D® e o InfraWorks®, com a finalidade de verificar os parâmetros e os possíveis defeitos relacionados a geometria da rodovia. O objeto de estudo deste trabalho corresponde a um trecho de 60 km de extensão da rodovia CE-265, que liga o município de Madalena ao município de Quixeramobim. Este trabalho inicia-se informando a situação do sistema rodoviário brasileiro no cenário atual, pois o mesmo possui uma parcela considerável de problemas em sua geometria causando diversos acidentes. Em seguida, por meio de uma pesquisa bibliográfica para o desenvolvimento do trabalho, abordam-se os conceitos de Projeto Geométrico, informando os parâmetros geométricos estabelecidos pelo Manual de Projeto Geométrico de Rodovias Rurais elaborado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DNER), juntamente com os principais tipos de defeitos em traçado geométrico. Além disso, é feita uma abordagem sobre Segurança Viária, Softwares Paramétricos para projetos rodoviários e sobre Sistema de Informação Geográfica (SIG). Para a realização da pesquisa foi retiradas fotos a bordo de um veículo trafegando ao longo de todo o trecho. Além disso, foi obtido o alinhamento horizontal e vertical do trecho por meio dos softwares paramétricos, e foram gerados relatórios que identificam as inconformidades presentes em ambos os alinhamentos. Os resultados demonstraram que a Rodovia possui um alto índice de inconformidades para o seu alinhamento vertical, fato esse que pode ter sido ocasionado pela falta de precisão da análise e do software. Ainda assim, com este trabalho, é possível afirmar que os softwares podem ser uma ferramenta de auxílio para a elaboração de um projeto geométrico.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProjeto Geométricopt_BR
dc.subjectCE-265pt_BR
dc.subjectParâmetros de projetopt_BR
dc.subjectAutoCAD Civil-3Dpt_BR
dc.subjectInfraWorkspt_BR
dc.titleAnálise da geometria da rodovia CE-265 por meio de softwares paramétricospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesAnalysis of the geometry of the CE-265 highway using parametric softwarept_BR
dc.description.resumo_abstractThe layout of a highway is elaborated with the purpose of establishing the connection between two or more locations, safely and comfortably. In addition, it can make improvements on an existing path. Thus, this work analyzes the geometry of the CE-265 Highway, through an existing layout, using the parametric software AutoCAD Civil-3D® and InfraWorks®, in order to verify the parameters and possible defects related to the geometry of the highway. The object of study of this work corresponds to a 60 km stretch of the CE-265 highway, which connects the municipality of Madalena to the municipality of Quixeramobim. This work begins by informing the situation of the Brazilian road system in the current scenario, because it has a considerable number of problems in its geometry causing several accidents. Then, through a bibliographical research for the development of the work, the concepts of Geometric Design are approached, informing the geometric parameters established by the Manual of Geometric Design of Rural Highways elaborated by the Department of Highways (DNER), together with the main types of defects in geometric tracing. In addition, an approach is made on Road Safety, Parametric Software for road projects and geographic information system (GIS). To carry out the research, photos were taken on board a vehicle traveling along the entire stretch. In addition, horizontal and vertical alignment of the stretch was obtained through parametric software, and reports were generated that identify the nonconformities present in both alignments. The results showed that the Highway has a high rate of nonconformities for its vertical alignment, a fact that may have been caused by the lack of precision of the analysis and software. Still, with this work, it is possible to affirm that software can be an aid tool for the elaboration of a geometric project.pt_BR
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