Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1138
Title: Aplicação da metodologia BIM para análise de redução de custos em projetos de edificações públicas
Authors: RABELO, Iago Magno Da Costa
metadata.dc.contributor.advisor: OLIVEIRA, José Willington Gondim
Issue Date: 2021
Citation: RABELO, Iago Magno Da Costa. Aplicação da metodologia BIM para análise de redução de custos em projetos de edificações públicas. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Abstract: Na construção civil atualmente, os projetos elaborados para uma edificação são desenvolvidos de forma muito fragmentada baseado em modelos 2D independentes, onde envolve diferentes disciplinas, métodos e profissionais. Isto gera situações suscetíveis a insegurança, falha de comunicação, carência de dados e a falta de sintonia entre os processos e projetos envolvidos gerando as incompatibilidades. Para fundamentar esta avaliação foi feito um estudo comparativo com análise de dados entre a tecnologia CAD e a metodologia BIM visando o melhor custo benefício. Para isso, foi selecionado um projeto de uma edificação da rede pública federal para fornecer os projetos, possibilitando as análises. Com os projetos em mãos, foram modeladas e executadas as compatibilizações a serem feitas para produção de uma proposta de um novo layout, sendo essas realizadas no software REVIT. Frente a isso, este trabalho tem por objetivo, simular a transformação de projetos de construção da tecnologia CAD para metodologia BIM em busca de mitigar as incompatibilidades dos elementos geométricos de duas disciplinas envolvidas que são projeto de arquitetura em relação as instalações sanitárias utilizando o aspecto 3D da metodologia conseguiu-se verificar que um impacto considerado baixo, mas com uma quantidade alta de ocorrência, terá maiores efeitos sobre a integralidade do projeto, ou seja, o volume de pequenas falhas, pode ocasionar diferenças consideráveis no orçamento da obra.
Keywords: BIM
Compatibilização de projetos
Obras públicas
Integração
Instalações sanitárias
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1138
Appears in Collections:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Iago Magno Da Costa Rabelo.pdf817.15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.