Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1141
Título: Tecnologia de contenção da evaporação em manancial superficial visando ampliar a oferta de água para o semiárido
Autor(es): RODRIGUES, Manuel Serpa
Orientador: ABDALA NETO, Eliezer Fares
Data do documento: 2021
Citação: RODRIGUES, Manuel Serpa. Tecnologia de contenção da evaporação em manancial superficial visando ampliar a oferta de água para o semiárido. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Resumo: O armazenamento em reservatórios superficiais é uma das principais soluções para garantir o abastecimento de água e suprir a sua falta durante períodos de estiagem em regiões semiáridas. Há milhares de anos o homem vem aperfeiçoando as técnicas e a capacidade para armazenar água, possibilitando assim, seu armazenamento e a transferência de recursos hídricos, por meio de canais, de regiões onde são abundantes para áreas de escassez. Fatores como a irregularidade da distribuição de precipitações pluviométricas associados a elevada incidência da energia solar, contribuem para o aumento significativo das taxas de evaporação que é um dos fatores que influencia radicalmente para a redução da disponibilidade hídrica de reservatórios nas regiões semiáridas. Diante disso, existem algumas alternativas com características próprias que são aplicadas para minoração das taxas de evaporação na região semiáridas. O uso de tecnologias para redução da evaporação em reservatórios superficiais pode ajudar regiões semiáridas a superar a escassez hídrica. Alguns mecanismos, como filmes monomoleculares e estruturas flutuantes, podem apresentar efeitos satisfatórios no percentual de redução das taxas de evaporação. O presente trabalho estudou uma tecnologia social para contenção da evaporação em mananciais superficiais, visando ampliar a oferta de água. Na estrutura para o estudo experimental foram utilizados 2 evaporímetros abastecidos com aproximadamente 28,4% de sua capacidade com água bruta. Foi instalado sobre a superfície da água de um dos evaporímetros a plataforma anti-evaporante de garrafa PET e o outro ficou descoberto ambos foram expostos a fatores climáticos como a ação da temperatura, pressão, umidade, vento e radiação. Para o cálculo volumes de evaporação teórica foi utilizado um modelo matemático proposto por Penman. De posse dos valores de evaporação experimental e teórico foi realizada a corroboração dos valores de evaporação e a plataforma anti-evaporante de garrafas PET apresentou eficiência satisfatória reduzindo a evaporação em cerca de 50,57%, onde possibilita a ampliação no abastecimento hídrico com o volume que seria transferido do reservatório para a atmosfera por meio da evaporação.
Palavras-chave: Água
Semiárido
Precipitação
Reservatórios
Evaporação
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1141
Aparece nas coleções:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Manuel Serpa Rodrigues.pdf3.54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.