Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1142
Título: Análise da influência do saneamento básico na saúde da população do município de São Benedito – CE.
Autor(es): MELO, Maria Karoline dos Reis
Orientador: ANDRADE, Paula Nobre de
Data do documento: 2021
Citação: MELO, Maria Karoline dos Reis. Análise da influência do saneamento básico na saúde da população do município de São Benedito – CE. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Resumo: Saneamento básico constitui-se em um conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde, melhorar a qualidade de vida da população e a produtividade do indivíduo e facilitar a atividade econômica. As ações de saneamento básico promovem a melhoria da qualidade de vida da população, refletindo positivamente na saúde pública com redução da mortalidade infantil, além da redução de doenças diarreicas, parasitárias e doenças de pele. A falta de saneamento é responsável por situação de vulnerabilidade socioambiental, principalmente em áreas ocupadas por populações mais empobrecidas, sendo responsável pela ocorrência de diversas doenças, em especial a Doença Diarreica Aguda. O objetivo desse trabalho é obter a relação entre o Saneamento Básico do município de São Benedito – CE com indicadores epidemiológicos através de análises dos dados de incidências. É evidente a importância dos serviços de saneamento básico, tanto na prevenção de doenças, quanto na preservação do meio ambiente. Portanto a saúde pública é diretamente relacionada com o saneamento básico, no trabalho foi citada algumas doenças que podem ser relacionadas de modo direto. A baixa cobertura dos serviços de saneamento implica divisões desfavoráveis para a saúde da população, principalmente as de baixa renda, além dos efeitos negativos ao meio ambiente, considerando as inúmeras possibilidades de agravos.
Palavras-chave: Saneamento básico
Índices epidemiológicos
Saúde Pública
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1142
Aparece nas coleções:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Karoline dos Reis Melo.pdf2.44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.