Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1152
Título : Balanceamento de carga de trabalho: um estudo de caso para otimização de recursos em um setor de filatório convencional de uma indústria têxtil
Autor : LINHARES, Fellipe Tiago Dantas
metadata.dc.contributor.advisor: COSTA FILHO, José Luciano Lopes da
Fecha de publicación : 2021
Citación : LINHARES, Fellipe Tiago Dantas. Balanceamento de carga de trabalho: um estudo de caso para otimização de recursos em um setor de filatório convencional de uma indústria têxtil. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Resumen : O mercado tem se tornado cada vez mais competitivo em função das novas tecnologias empregadas e da exigência dos consumidores. Assim, este estudo foi realizado no setor de fiação, filatório convencional de uma indústria têxtil de grande porte que busca aumentar a sua produtividade e reduzir os custos de produção, padronizando processos e otimizando operações. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo aplicar um método de balanceamento de carga de trabalho por meio do estudo de tempos e movimentos no setor de fiação, a fim de otimizar os recursos, definir um tempo-padrão para cada atividade operacional desenvolvida e com os dados obtidos, realizadas análises para identificação de oportunidades de melhoria e perdas no processo produtivo e aumentar a utilização dos operadores através de técnicas da manufatura enxuta. A metodologia utilizada é a de estudo de caso, com processamento de dados de forma descritiva e quantitativa. Através deste trabalho foram levantados os dados do processo atual do balanceamento de carga de trabalho. Com base nas análises, foram propostas melhorias para eliminar os desperdícios operacionais assim como realizar o balanceamento dos operadores otimizando um processo de filatório da indústria têxtil do Nordeste brasileiro.
Palabras clave : Balanceamento de Carga de Trabalho
Cronoanálise
Estudo de Tempos e Movimentos
Indústria Têxtil
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1152
Aparece en las colecciones: Engenharia de Produção - Trabalhos de Conclusão de Curso

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Fellipe Tiago Dantas Linhares.pdf2.6 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.