Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1156
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorROCHA, Virna Fernandes Távora-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Elias Bruno Santos-
dc.date.accessioned2021-05-11T12:00:48Z-
dc.date.available2021-05-11T12:00:48Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Elias Bruno Santos. Otimização da gestão de custos condominiais: um estudo de caso em um shopping center. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1156-
dc.description.abstractTodas as organizações têm como propósito ser sólida e eficaz no mercado, com isso é primordial trabalhar a gestão financeira da empresa, pois a gestão de custo é uma forma estratégica para a gestão de um negócio. Com isso, é importante analisar e realizar o controle de todos os custos realizados dentro de uma organização. Sabe-se que quando uma empresa não consegue obter bons resultados por não ter uma gestão de custos eficaz, isso impacta diretamente nas margens de lucros, por isso a necessidade da gestão de custos. Atualmente tem-se mais de 563 Shopping Centers no Brasil, esses centros comerciais crescem de forma acelerada e constante, impactando assim na economia do país. O Shopping Center é um empreendimento responsável por alugar diversos espaços comerciais para muitos empresários que possuem empresas de pequeno, médio e grande porte, que fornecem a prestação de serviços para muitos consumidores, este equipamento tem por fim o intuito de atrair grandes públicos que fazem com que a economia do país tenha um constante crescimento. A gestão de custos dentro de um Shopping Center é primordial para que o empreendimento possa obter grandes resultados. Os custos envolvidos dentro de um Shopping podem ser classificados em 3 formas, orçamento do empreendedor, condomínio e fundo de promoções e propaganda, porém o estudo irá focar no custo condominial, que tem como representatividade todos os custos envolvidos para que o Shopping possa ser aberto e fechado, e todos os insumos, materiais, equipamentos para a gestão do negócio. Neste sentido, definiu-se o objetivo geral de “Propor melhorias na gestão de custos condominiais para um Shopping Center”. Para atendê-lo, utilizou-se a metodologia de estudo quali-quantitativa para realizar o estudo de caso, que tem por objetivo realizar toda a análise de custo de um Shopping Center, com uma abordagem relacionada a identificação de melhorias nos custos condominiais do empreendimento, voltado para a otimização de custos, o controle e gerenciamento de um Shopping Center. Com isso, concluiu-se que os valores referentes aos custos condominiais tiveram uma elevada variação dentro do Shopping Center, com isso, foi apresentado algumas oportunidades de melhorias referente a gestão dos custos, com uma otimização estimada em 27%.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGestão de Custospt_BR
dc.subjectCustos Condominiaispt_BR
dc.subjectShopping Centerpt_BR
dc.titleOtimização da gestão de custos condominiais: um estudo de caso em um shopping center.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.title.inglesOptimization of condominium cost management: a case study in a shopping center.pt_BR
dc.description.resumo_abstractAll organizations aim to be solid and effective in the market, so it is essential to work on the financial management of the company, because cost management is a strategic way to manage a business. Therefore, it is important to analyze and control all costs incurred within an organization. It is known that when a company is unable to obtain good results for not having an effective cost management, this directly impacts profit margins, hence the need for cost management. Currently, there are more than 563 shopping centers in Brazil, these shopping centers are growing at an accelerated and constant rate, thus impacting the country's economy. The Shopping Center is an enterprise responsible for distributing several commercial spaces to many entrepreneurs that have small, medium and large companies, which provides the provision of services to many consumers, this equipment ultimately aiming to attract large audiences that make the country's economy is constantly growing. Cost management within a shopping center is essential for the project to achieve great results. The costs involved within a mall can be classified into 3 forms, the entrepreneur's budget, condominium and promotions and advertising fund, however the study will focus on the condominium cost, which represents all the costs involved so that the mall can be opened and closed, and all inputs, materials, equipment for business management. In this sense, the general objective of “Propose improvements in the management of condominium costs for a Shopping Center” was defined. To attend, use the quali-quantitative study methodology to carry out the case study, which aims to perform all the cost analysis of a Shopping Center, with an approach related to the identification of improvements in the condominium costs of the enterprise, aimed at cost optimization, control and management of a shopping center. As a result, it was discovered that the values referring to condominium costs had a variation within the Shopping Center, with this, it presented some opportunities for improvements regarding cost management, with an estimated estimate of 27%.pt_BR
Appears in Collections:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elias Bruno Santos Oliveira.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.