Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1156
Título : Otimização da gestão de custos condominiais: um estudo de caso em um shopping center.
Autor : OLIVEIRA, Elias Bruno Santos
metadata.dc.contributor.advisor: ROCHA, Virna Fernandes Távora
Fecha de publicación : 2021
Citación : OLIVEIRA, Elias Bruno Santos. Otimização da gestão de custos condominiais: um estudo de caso em um shopping center. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Resumen : Todas as organizações têm como propósito ser sólida e eficaz no mercado, com isso é primordial trabalhar a gestão financeira da empresa, pois a gestão de custo é uma forma estratégica para a gestão de um negócio. Com isso, é importante analisar e realizar o controle de todos os custos realizados dentro de uma organização. Sabe-se que quando uma empresa não consegue obter bons resultados por não ter uma gestão de custos eficaz, isso impacta diretamente nas margens de lucros, por isso a necessidade da gestão de custos. Atualmente tem-se mais de 563 Shopping Centers no Brasil, esses centros comerciais crescem de forma acelerada e constante, impactando assim na economia do país. O Shopping Center é um empreendimento responsável por alugar diversos espaços comerciais para muitos empresários que possuem empresas de pequeno, médio e grande porte, que fornecem a prestação de serviços para muitos consumidores, este equipamento tem por fim o intuito de atrair grandes públicos que fazem com que a economia do país tenha um constante crescimento. A gestão de custos dentro de um Shopping Center é primordial para que o empreendimento possa obter grandes resultados. Os custos envolvidos dentro de um Shopping podem ser classificados em 3 formas, orçamento do empreendedor, condomínio e fundo de promoções e propaganda, porém o estudo irá focar no custo condominial, que tem como representatividade todos os custos envolvidos para que o Shopping possa ser aberto e fechado, e todos os insumos, materiais, equipamentos para a gestão do negócio. Neste sentido, definiu-se o objetivo geral de “Propor melhorias na gestão de custos condominiais para um Shopping Center”. Para atendê-lo, utilizou-se a metodologia de estudo quali-quantitativa para realizar o estudo de caso, que tem por objetivo realizar toda a análise de custo de um Shopping Center, com uma abordagem relacionada a identificação de melhorias nos custos condominiais do empreendimento, voltado para a otimização de custos, o controle e gerenciamento de um Shopping Center. Com isso, concluiu-se que os valores referentes aos custos condominiais tiveram uma elevada variação dentro do Shopping Center, com isso, foi apresentado algumas oportunidades de melhorias referente a gestão dos custos, com uma otimização estimada em 27%.
Palabras clave : Gestão de Custos
Custos Condominiais
Shopping Center
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1156
Aparece en las colecciones: Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Elias Bruno Santos Oliveira.pdf1.06 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.