Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1194
Title: Estudo comparativo dos índices de saneamento básico de quatro municípios do semiárido brasileiro: Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Mossoró (RN) e Sobral (CE).
Authors: BARROS, Gabriela Abreu
metadata.dc.contributor.advisor: ANDRADE, Paula Nobre de
Issue Date: 2021
Citation: BARROS, Gabriela Abreu. Estudo comparativo dos índices de saneamento básico de quatro municípios do semiárido brasileiro: Campina Grande (PB), Caruaru (PE), Mossoró (RN) e Sobral (CE).2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Abstract: Saneamento básico é um direito de todo cidadão, apesar do desenvolvimento sanitário não ser uma realidade para todos onde a região do semiárido é a prova disto. Com uma hidrografia frágil a região do semiárido apresenta ausência de precipitação e dificuldade de sustentação dos rios caudalosos, afetando diretamente no abastecimento de água. A região do semiárido abrange os seguintes estados do Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe e uma parcela da região norte do estado de Minas Gerais. A extensão do semiárido é de aproximadamente 980.133,079 Km2, distribuídos em 1.135 município, onde 93% deles são de pequeno porte. A falta do saneamento básico afeta principalmente o desenvolvimento da economia e da população, dificultando a redução dos índices de mortalidade infantil e o atendimento da rede de água e esgoto nas residências. Conforme os problemas abordados, o objetivo do trabalho é a caracterização dos municípios de Campina Grande, Caruaru, Mossoró e Sobral, coletando os dados referentes ao saneamento e a relação deles nos municípios estudados, onde é feita a análise dos seus respectivos investimentos na rede de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Os municípios escolhidos se encaixam no conceito de cidades médias, ondes estes municípios são polos industriais, acadêmicos e oferece grandes oportunidades para os cidadãos. Após a análise dos dados coletados é possível verificar como a falta de saneamento prejudica o desenvolvimento do município e respectivamente da população, pois afeta diretamente a saúde e as oportunidades de emprego. É possível também verificar que um município com bons índices de abastecimento de água e esgotamento sanitário reflete na diminuição da mortalidade infantil, aumento no índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e aumento no PIB per capita, abrindo um leque de oportunidades de empregos e estudos naquela região e oferecendo qualidade de vida para a população.
Keywords: Nordeste
Semiárido
Saneamento Básico
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1194
Appears in Collections:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriela Abreu Barros.pdf1.86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.