Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1197
Título : Incorporação de cinzas de resíduos agrícolas como adição mineral com atividade pozolânica em matrizes cimentícias - uma revisão da literatura.
Autor : AQUINO, Jamilly Ferreira de
metadata.dc.contributor.advisor: CARVALHO, Elayne Valério
Fecha de publicación : 2021
Citación : AQUINO, Jamilly Ferreira de. Incorporação de cinzas de resíduos agrícolas como adição mineral com atividade pozolânica em matrizes cimentícias - uma revisão da literatura. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Resumen : Estruturas de concreto armado podem apresentar diferentes problemas de durabilidade, pois se deterioram gradativamente por interação destrutiva físico-química com meio no qual elas estão inseridas. Ataque por cloretos e carbonatação são alguns exemplos de degradação química que podem reduzir significativamente a vida útil do concreto armado. Um método bastante utilizado para minimizar o avanço dessas patologias no concreto é a incorporação de adições minerais com atividade pozolânica no concreto e em argamassas, que permitem alterar as características do material resultante de forma a modificar suas propriedades de resistência à compressão e à tração, a permeabilidade, a resistividade, dentre outras, dependendo da proporção acrescentada ao traço. Dessa maneira, o uso de resíduos ou subprodutos da indústria, que pode melhorar as características do concreto, tem atraído o interesse de pesquisadores nas últimas décadas, que buscam avaliar o potencial técnico, econômico e sustentável dessas adições. De certa forma, ainda não se conhece profundamente como ocorrem esses ataques químicos, devido aos seus diferentes processos. Devido a isso, não se sabe até onde o uso de resíduos pode ser benéfico quanto aos ataques químicos. A partir dos estudos mais recentes sobre adição de resíduos com atividade pozolânica, o presente artigo apresenta os resultados da pesquisa mais atual sobre diferentes materiais analisados e como a atividade pozolânica desses resíduos influenciou no combate aos ataques químicos. Esta revisão também aborda perspectivas de pesquisas futuras com a intenção de aprofundar o estudo da aplicação de diversos resíduos diferentes, assim como um melhor entendimento de como e quais outros parâmetros relacionam os ataques químicos e a estrutura físico-química do concreto.
Palabras clave : Atividade pozolânica
Concreto
Carbonatação
Cloretos
Resíduos
Cinzas
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1197
Aparece en las colecciones: Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Jamilly Ferreira de Aquino.pdf1.56 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.