Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1199
Título : Modelagem e simulação hidráulica de rede de distribuição: o caso do bairro Passaré em Fortaleza
Autor : SILVA, José Daniel Albuquerque
metadata.dc.contributor.advisor: OLIVEIRA, José Willington Gondim
Fecha de publicación : 2021
Citación : SILVA, José Daniel Albuquerque. Modelagem e simulação hidráulica de rede de distribuição: o caso do bairro Passaré em Fortaleza. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Resumen : O uso de modelos computacionais para a realização de simulação hidráulica de redes tem se tornado cada vez mais necessário para a gestão eficaz de redes de abastecimento complexas. Segundo a CAGECE, o Passaré, bairro do município de Fortaleza, apresentava problemas quanto ao serviço de oferta de água em alguns pontos. O presente trabalho tem por objetivo a construção de um modelo hidráulico desta região em software de informações geográficas para simulação no programa EPANET, realizando uma análise do funcionamento da rede de distribuição de água para propor soluções. Foi necessário colher os dados cadastrais da rede e as curvas de nível da região, bem como os pontos e valores de consumo dos três últimos meses de 2020 e as macromedições feitas por unidade de transmissão remota em ponto mais próximo ao bairro, sendo então possível construir um modelo que se aproximasse da situação real e com dados de demandas nodais e variação temporal. Os resultados alcançados confirmaram o prognóstico de ocorrência de pressões abaixo de 10 mca com a simulação projetando que quase 17% da rede apresentava tal condição em horário de pico de demanda. A partir desta análise, apontou-se como melhor solução a alteração de diâmetro de 140 mm para 200 mm em algumas tubulações próximas à linha principal e subsequentes a estes de 100 mm e 50 mm para imediatamente superior, além destes, foram duplicados trechos de 50 mm na porção norte da rede.
Palabras clave : Rede de distribuição de água
Modelagem hidráulica
Simulação hidráulica
EPANET
URI : https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1199
Aparece en las colecciones: Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
José Daniel Albuquerque Silva.pdf2.69 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.