Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1202
Título: Avaliação dos indicadores existentes no saneamento e suas possíveis inconsistências: o caso de Pentecoste – CE.
Autor(es): SOUSA, Luana Rodrigues de
Orientador: ANDRADE, Paula Nobre de
Data do documento: 2021
Citação: SOUSA, Luana Rodrigues de. Avaliação dos indicadores existentes no saneamento e suas possíveis inconsistências: o caso de Pentecoste – CE. 2021. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário Unichristus. Fortaleza, 2021.
Resumo: A evolução mundial trouxe à tona mais uma questão à vida dos indivíduos: o saneamento básico. Apesar de inserida no dia a dia da população a muito tempo, o desenvolvimento desse setor deu-se tardiamente. Ao longo de sua trajetória, inúmeras ações voltadas a ele aconteceram, como criação de leis e diversos órgãos. Porém, essas intervenções sempre se davam de maneira insuficiente a demanda populacional. Hoje, tido como direito básico dos cidadãos, é evidente a relação existente entre saneamento básico e a qualidade de vida da população, além de seus impactos negativos ao negligenciamento no seu fornecimento. Devido a isso, criaram-se sistemas, como o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) em busca do conhecimento generalizado do atendimento a este setor. O presente trabalho objetiva visualizar e apontar dados fornecidos pelo SNIS para o município de Pentecoste - CE que sejam conflitantes com a realidade exposta pela população, através de uma pesquisa de percepção aplicada aos moradores. Ademais, busca-se realizar um paralelo com a qualidade de vida dos residentes do município, através de análises de cunho qualitativo. Além de questões de saúde pública será ponto de discussão também a interferência na prestação dos serviços na qualidade de vida dos moradores. Como observado através da coleta de dados e presumido historicamente, os resultados apontam uma deficiência na prestação e fornecimento de alguns serviços do saneamento, como por exemplo o esgotamento sanitário, trazendo impactos diretos a qualidade de vida da população. O acesso à informação, bem como à infraestrutura sanitária impacta diretamente na formação pessoal dos indivíduos, além de sua saúde física e mental.
Palavras-chave: Saneamento Básico
SNIS
Qualidade de vida
URI: https://repositorio.unichristus.edu.br/jspui/handle/123456789/1202
Aparece nas coleções:Engenharia Civil - Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luana Rodrigues de Sousa.pdf2.14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.